Nota sobre a Escola Estadual Avertano Rocha

03/03/2020 14h13 - Autor: Seduc 925 visualizações
Foto: Nota sobre a Escola Estadual Avertano Rocha
Nota sobre a Escola Estadual Avertano Rocha

A Escola Estadual Avertano Rocha, de Icoaraci, está sendo reformada e em breve será entregue à comunidade escolar. Enquanto isso, a Seduc está preparando um novo espaço para receber os alunos e profissionais da educação. Na última sexta-feira (28) uma comissão de servidores da Escola foi recebida pelo prefeito da Seduc, Belmiro Neto, para tratar sobre as ações a serem realizadas para garantir o atendimento pedagógico enquanto durarem as obras. Até lá, a Seduc está agilizando os trâmites para aluguel do prédio da Faculdade Esmac. Os alunos do ensino médio terão aulões e os demais, atividades pedagógicas específicas com o auxílio dos professores. A união de esforços de todos (direção, servidores, professores, alunos, família, comunidade e a gestão da SEDUC) fica acordada como eixo central para os próximos passos.

Confira as principais deliberações da reunião:

Histórico:
• A escola entrou em obras de revitalização e construção de espaços de convivência, em 04/10/2019 e iniciou o processo para locação da Escola Madre Celeste, no distrito de Icoaraci, para continuidade do atendimento. Porém, o falecimento do responsável legal pela escola particular resultou em atraso no processo, e, até o presente momento, as aulas não foram iniciadas.
Pautas:
• O Prefeito da SEDUC expõe que houve diálogo com a Escola Madre Celeste e que há um trâmite legal inevitável a ser seguido. Expõe também que a Contratada não tem interesse em alugar apenas 10 salas, como está posto no processo em andamento, mas todo o imóvel, que possui 20 salas de aula disponíveis no turno da tarde e da noite. Desta forma, a decisão desta Secretaria é dar prosseguimento ao processo após nova vistoria da SEDOP/PA visando não causar maiores transtornos aos alunos e à comunidade escolar. Além disso, realizará adequações de acessibilidade;
• Foi ventilada a possibilidade de uma nova reunião da gestão da SEDUC com a comunidade diante do exposto, porém, foi acordada a melhor forma de dar respaldo aos representantes de categoria presentes na reunião: a elaboração de uma nota a ser publicada nos canais de comunicação da SEDUC;
• Outras formas de organização do ensino também foram levantadas: aulões para os alunos concluintes do Ensino Médio, atividades ao redor do “Observatório de Meio Ambiente, Ética e Cidadania” desenvolvido pelos professores da escola entre outros. O projeto será estruturado a partir do Plano de Ação, enviado à USE e posteriormente à Secretaria Adjunta de Ensino da SEDUC para avaliação e autorizo.
• Três espaços foram citados como possíveis locais de atendimento temporário dos alunos, até que os desafios citados inicialmente sejam resolvidos, e serão verificados por todos, o mais brevemente, para o início das aulas;
• A frequência dos servidores também foi tratada e fica esclarecido que a mesma deverá ser assinada normalmente conforme procedimento padrão, a partir da entrada do professor na escola, como dia de efetivo exercício.

Encaminhamentos:
- dia 04 de março deverão iniciar os aulões.