Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos da Escola Jarbas Passarinho, do Souza, vão representar o Pará em torneio nacional de robótica

03/03/2020 14h29 - Autor: Colaboração: Larissa Silva (Ascom/Seduc) 2923 visualizações
Foto: Alunos da Escola Jarbas Passarinho, do Souza, vão representar o Pará em torneio nacional de robótica
Alunos da Escola Jarbas Passarinho, do Souza, vão representar o Pará em torneio nacional de robótica | Fotógrafo: Rai Pontes

Os alunos finalistas do Torneio First Lego League de Robótica, promovido pelo Sesi, foram recebidos nesta segunda-feira (02), pela Secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. A secretária parabenizou a equipe pelo bom desempenho na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica e desejou boa sorte na etapa nacional, que será realizada de 6 a 8 de março em São Paulo. A Seduc é uma das incentivadoras da equipe e patrocinadora da viagem.

A equipe é composta pelos alunos Ana Luiza, 12, Rodolfo Thiago, 14, Paulo Felipe, 13 e Karen Souza, 13, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Souza, em Belém. Somente duas escolas públicas da região Norte foram classificadas para a etapa nacional do Torneio FLL.

Além da conquista de ficar entre os 4 finalistas e disputar a etapa nacional, os alunos também foram convidados a apresentar o projeto na próxima edição da Feira do Livro e ainda poderão ter o projeto implantado no Forte do Castelo.

Os membros do time JP Tech Team, da Escola Jarbas Passarinho, desenvolveram o projeto "Minhas mãos enxergam e meus olhos escutam", voltado para pessoas cegas e surdas. Inspirados na história do professor Jarbas Silva, que é deficiente visual e ainda encontra muita dificuldade em transitar na cidade, os estudantes decidiram criar soluções inovadoras para pessoas com baixa visão. A ideia é ajudá-las a compreender a arquitetura da cidade.

Orientados pelos professores Rafael Herdy, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc, e Fábio Castro, os alunos construíram uma maquete do Forte do Castelo em 3D para ajudar os deficientes visuais a entenderem melhor a arquitetura do prédio histórico de Belém.

Os alunos vão disputar com outras 100 equipes de todo o país. O time JP Tech Team está confiante e com expectativa a mil, aproveitando esses últimos dias para aperfeiçoar suas técnicas, e ajustar alguns detalhes na estrutura do robô. “Com este projeto aprendi a trabalhar em equipe, fiz amigos que vou levar pra vida toda, conhecimentos grandiosos e estou muito feliz com tudo isso”, declarou Ana Luiza. Os alunos também destacam que o bom desempenho no torneio mostra o potencial da escola pública em competições de grande relevância nacional e até internacional.


MAIS FOTOS