Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc vai reforçar atendimento da educação especial

09/03/2020 17h10 - Autor: Lucas Rocha (Ascom/Seduc) 7646 visualizações
Foto: Seduc vai reforçar atendimento da educação especial
Seduc vai reforçar atendimento da educação especial

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta segunda feira (09), dois editais de Processo Seletivo Seriado (PSS) voltados para a educação especial dos alunos com deficiência atendidos nas escolas estaduais. Em um dos editais, a Seduc vai selecionar estudantes da área de Licenciatura Plena que tenham cursado disciplina em Educação Especial, para atuarem como cuidadores nas escolas regulares e unidades especializadas estaduais. Os contratos terão validade de um ano e os 94 estagiários vão atuar em todo o estado. No outro edital, a secretaria vai selecionar profissionais para atuar com alunos da educação especial (intérprete de libras, brailistas, guia intérprete, professor de libras e atendimento educacional especializado). 

O coordenador da educação especial da Seduc Felipe Linhares explica que a Secretaria fez um levantamento e identificou a ausência de especialistas que possam dar suporte ao professor na sala de aula. Os temporários vão atender os alunos da educação especial atendidos nas salas de recurso das unidades especializadas e nas escolas de ensino regular. “Esses profissionais vão para a sala de aula e colaborar com os professores no ensino de alunos com alguma deficiência”, explica Linhares. Entre as principais deficiências registradas na rede estadual estão o autismo, a cegueira, a surdez e a paralisia infantil.

A Seduc mapeou as escolas de Belém e do interior e distribuirá os contratados de acordo com a necessidade das unidades de ensino. As inscrições ao PSS, tanto para os estagiários quanto para os profissionais, podem ser feitas no site da Seduc até esta quinta-feira (12).