Professor da rede estadual mostra importância do Whatsapp no ensino dos alunos

15/04/2020 16h16 - Autor: Colaboração: Lucas Rocha (Ascom/Seduc) 1759 visualizações
Foto: Professor da rede estadual mostra importância do Whatsapp no ensino dos alunos
Professor da rede estadual mostra importância do Whatsapp no ensino dos alunos

Em tempos de isolamento social, Whatsapp, Google sala de aula, teleaulas, aplicativos e redes sociais podem se tornar ferramentas essenciais para dar continuidade no ano letivo e aprimorar o aprendizado dos alunos. Além das aulas que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) transmite pela TV Cultura, alguns professores da rede estadual buscam ferramentas para ajudar os alunos no aprendizado.

O professor Cristiano Gomes, gestor da 4ª URE (Unidade Regional de Ensino) de Marabá, em sua dissertação de mestrado, falou da importância dos grupos de Whatsapp como plataforma complementar auxiliar e mediar o processo de aprendizagem nas diversas disciplinas e em especial na aprendizagem da disciplina de História dentro e fora da sala de aula. Cristiano, por meio de sua pesquisa, busca reverter a visão que os professores têm sobre o aplicativo do Whatsapp, e o tornou uma ferramenta de apoio para os professores. “Eu tenho visto no Pará, e nos demais estados, a utilização desses grupos como apoio pedagógico”, comenta o professor.

No ano de 2019 o aplicativo Whatsapp teve 850 milhões de downloads, tornando se o aplicativo mais baixado no mundo. Nos grupos de Whatsapp, os professores de forma pedagógica e planejada, passam para os alunos os conteúdos, links, apostilas, vídeos, trabalhos e também tiram as dúvidas de forma mais rápida. Assim, os alunos têm a oportunidade de estudar onde quiser, diferente de outras plataformas que requer um computador.

Cristiano Gomes, tornou-se Mestre pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) no ano de 2016. A partir da sua pesquisa de mestrado o professor resolveu lançar o livro “APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA PALMA DA MÃO: OS GRUPOS DO WHATSAPP COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA”, para fomentar a discussão dos limites e possibilidades do uso pedagógico dos grupos do Whatsapp, assim como oferecer alternativas viáveis para professores passassem a usar esse aplicativo. O livro está disponível no sítio da Amazon www.amazon.com.br/dp/854731654X/ref=cm_sw_r_wa_apa_i_vOnAEbHCC1Z9D.