Vale-alimentação escolar chega a mais quatro regiões do Pará

23/04/2020 21h43 - Autor: Leidemar Oliveira 1467 visualizações
Foto: Vale-alimentação escolar chega a mais quatro regiões do Pará
Vale-alimentação escolar chega a mais quatro regiões do Pará

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está intensificando a remessa dos cartões do vale-alimentação escolar aos municípios paraenses. Hoje, foi a vez de realizar entregas nas regiões de integração do Xingu, Guamá, Lago de Tucuruí, Rio Caeté e Marajó.

Nos municípios dessas regiões, cerca de 170 mil alunos serão beneficiados com os vales. No Marajó, a região do Pará com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o momento é de muita expectativa. “Os cartões chegaram de avião no final da manhã e imediatamente a URE (Unidade Regional de Educação) começou a distribuição às escolas. Para muitas crianças da região, a escola é a única fonte de alimentação das crianças”, diz o gestor da URE 13, Jefferson Otony. Segundo ele, amanhã inicia a entrega aos alunos de Breves e na, sequência, nos demais municípios marajoaras.

Ontem, os cartões chegaram em diversas regiões. A Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará acompanha desde esta quarta-feira (23), o início da distribuição dos cartões para todas as escolas de ensino médio vinculadas às unidades regionais de educação (Ures), nos municípios de Marabá (4ª URE), Tucuruí (5ª URE), Conceição do Araguaia (15ª URE), Parauapebas (21ª URE) e Xinguara (22ª URE). Na maioria desses municípios os cartões já chegaram e começaram ser entregues aos alunos.

Segundo o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto, devido à logística e às distâncias geográficas dessas localidades, até semana que vem a ação deverá está concluída, beneficiando 23.536 alunos na região. No município de Jacundá, o diretor da Escola Irmã Dorothy Stang, Francisco de Sousa, resume a importância do vale-alimentação escolar: “Esta ação da Seduc deve ser festejada como um importante recurso de incentivo e apoio ao estudo em casa, haja visto, que a alimentação garante melhor rendimento ao aluno”, destaca. Para Jhonatan Mendes, pai de dois alunos do ensino médio, receber o benefício para os dois que estudam na escola estadual representa mais um apoio ao orçamento da família destinado a alimentação dos alunos. “Nesses dias difíceis, onde essa pandemia nos impede de trabalhar e prover o sustento dessas crianças, a alimentação escolar nos tranquiliza em saber que nossos filhos poderão estudar com mais tranquilidade. Eu só tenho a agradecer”, declarou Jhonatan.

Na região do Baixo-Amazonas os alunos também já estão recebendo os vales. Para os pais, o benefício é uma grande ajuda nesse momento em que os filhos estão afastados da escola. A filha da dona de casa Marizete dos Santos estuda na Escola Almirante Soares Dutra, em Santarém. Depois de pegar o cale, a mãe era só agradecimento: “Veio numa ótima hora, minha filha estava precisando muito desses alimentos. Saindo daqui já vou logo às compras”, comentou. (com informações de Adenlilson Godinho e Ronilma Santos /Ascom Secretarias Regionais de Governo)