Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Curso online incentiva leitura e escrita nas escolas públicas do Pará

18/08/2020 15h02 - Autor: Caio Condurú (Ascom/Seduc) 2005 visualizações
Foto: Curso online incentiva leitura e escrita nas escolas públicas do Pará
Curso online incentiva leitura e escrita nas escolas públicas do Pará

Capacitação começou a ser transmitida hoje (18) no canal do Youtube do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR). Objetivo é impulsionar os professores de Língua Portuguesa para o trabalho efetivo com a leitura e a escrita em sala de aula por meio do material da Olimpíada da Língua Portuguesa. A ação é uma iniciativa do "Programa Escrevendo o Futuro" em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O trabalho com a leitura e a escrita é uma preparação para a 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Liderado pela Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) da Seduc, por meio do CEFOR, em parceria com a Universidade Federal do Pará, o trabalho formativo estão as professoras Missilene Silva Barreto (CEFOR/Seduc) e Márcia Cristina Greco Ohuschi (UFPA).

O curso é voltado para professores de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas paraenses. A primeira live aconteceu hoje (18) e teve como convidado o professor doutor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra. Ao vivo da Suíça, Dolz explanou por 1h acerca das novas modalidades de "Sequências Didática" para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa.

A preparação se estenderá até a primeira quinzena de novembro e será ministrada para professores por meio de "webaulas", na plataforma Google Classroom, e lives via Youtube do Cefor. A segunda live acontecerá no dia 31/08, às 10h, com a participação do professor doutor Luiz Percival Leme Britto, da Universidade Federal do Oeste do Pará, que abordará "A Olimpíada como programa de formação docente". Na terceira live, prevista para o dia 11/09, o tema será "Os processos de revisão e reescrita de textos", com o professor doutor Renilson José Menegassi, da Universidade Estadual de Maringá (PR).

As lives serão transmitidas pelo canal do CEFOR no Youtube. Basta fazer sua inscrição no canal e assistir pelo link https://www.youtube.com/watch?v=GDtPit1zUf0