Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Servidores da Seduc participam de Caravana Solidária

22/10/2020 16h10 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 322 visualizações
Foto: Servidores da Seduc participam de Caravana Solidária
Servidores da Seduc participam de Caravana Solidária

Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram, na última terça-feira (20), de uma campanha de doação de sangue e cadastro de voluntários para o banco nacional de medula óssea. A ação ocorreu em parceira com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

O gesto de amor e solidariedade ao próximo foi parabenizado pela secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Naira Pina, “Eu só tenho a louvar a esses servidores que se disponibilizaram a participar dessa linda ação. Eles receberam o convite, a Sespa fez o encaminhamento junto ao Hemopa que disponibilizou um ônibus para buscar os voluntários interessados em fazer essa demonstração de carinho e de afeto ao próximo. Nós não sabemos o dia de amanhã; hoje eu estou bem, mas amanhã pode ser eu que esteja precisando do sangue. O sangue é o plasma universal, então independente da raça, religião, cor, enfim, todos nós precisamos dele. Que este ato sirva de exemplo para todos que estão realmente com saúde e que possam ter esse ímpeto de ajudar o próximo que esteja necessitando de doação de sangue”, enfatizou a secretária.

São vários os motivos para se doar sangue, dentre eles, é importante frisar que o sangue é insubstituível, não sendo possível ser produzido artificialmente, por isso, o ser humano é a única fonte de matéria prima para uma transfusão. Uma única bolsa de sangue pode salvar várias vidas, já que os componentes do sangue (plaquetas, plasma e hemácias) são separados e utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Dentre os critérios básicos para doação de sangue, é recomendado que os doadores estejam bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal); ter mais de 50kg; estar bem alimentado e apresentar documento de identificação original com foto. Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente durante a entrevista de triagem.

 

Fotos: Divulgação


MAIS FOTOS