Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc promove ação de conscientização alusiva ao “Outubro Rosa”

23/10/2020 13h38 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 898 visualizações
Foto: Seduc promove ação de conscientização alusiva ao “Outubro Rosa”
Outubro Rosa | Fotógrafo: Rai Pontes

O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização que tem o intuito de alertar as mulheres e a sociedade de maneira geral sobre a importância, prevenção e a busca pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste sentido, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu diversas ações para conscientizar os servidores da instituição sobre a doença

De acordo com dados da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGEP), atualmente, 65% do quadro de servidores da Seduc é feminino, percentual que representa mais de 25 mil mulheres. Dessa maneira, percebe-se a necessidade da adoção de iniciativas que alertem e, principalmente, orientem sobre as medidas que elas devem adotar antes e depois do diagnóstico da doença.

“Que nós mulheres, façamos esse esforço de lembrar que somos seres humanos. Somos servidoras, como a própria palavra já diz; estamos a serviço de um bem comum, mas que possamos lembrar que o nosso maior bem é a nossa saúde. E que as mulheres não esperem só o mês de outubro para fazer sua avaliação, seu cuidado, ter o zelo pela sua saúde, seu bem-estar. Que as mulheres não esperem só o mês de outubro para fazer a sua avaliação ou seu autocuidado; ter o zelo pela sua saúde, seu bem-estar, é essencial durante todos os meses do ano. Portanto, previnam-se, mulheres!”, enfatizou a secretária.

A primeira ação de orientação da secretaria ocorreu durante a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 7 de outubro, momento em que a Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) e o Programa Saúde do Trabalhador da Educação (SATRE), fizeram a distribuição de materiais informativos sobre a campanha nacional pelo “Outubro Rosa”, além de distribuir o lacinho rosa, cujo o símbolo representa a campanha mais importante em prol do câncer de mama.

“A Coordenação de Assistência ao Servidor (Cas) trabalha o ano todo visando a prevenção através de campanhas como outubro rosa, setembro amarelo, março lilás, novembro azul. O nosso foco é promover prevenção e a atenção à saúde. A prevenção salva vidas. Ações de prevenção e conscientização são promovidas há mais de 16 anos pela Cas para que possamos trabalhar com a qualidade de vida do servidor”, explica a coordenadora, Fátima Barbosa.

Nos dias 20, 21, 22 e 23, foi realizada uma programação diária no auditório - Profº Dionísio João Hage, no prédio-sede da Seduc, com a participação de profissionais da área da saúde que, na ocasião, realizaram um ciclo de palestras em torno da Campanha Nacional do Outubro Rosa e ouviram depoimentos de pessoas que venceram a doença.

“Recebi meu diagnóstico em 2017 em um exame de rotina, em 2018, entrei para o grupo de apoio de pacientes oncológicos ‘Laços de Amor’ e, desde então, faço palestras orientando e alertando sobre o cuidado preventivo”, declara Rita Almeida, palestrante e paciente em tratamento.

Segundo Rita, estar aqui e poder falar com mulheres e homens sobre este assunto é uma superação. “Estou aqui para dizer que no início não é fácil, mas como tudo na vida, isso também é passageiro e o meu aprendizado é esse: fortalecer e poder orientar as pessoas em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama”.

Câncer de Mama no Brasil - O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama que formam um tumor. Segundo o Ministério da Saúde, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, com aproximadamente 25% dos casos diagnosticados ao ano. Vale ressaltar que os homens também podem ter câncer de mama, no entanto, é mais raro, tendo cerca de 1% dos casos registrados.

De acordo com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA/SUS), revelam que a produção de mamografias no sistema público de saúde, no ano de 2018, foi de 4.609.094. É importante lembrar que, a oferta de mamografias que possibilitam o monitorando da doença, por meio do SUS, para a faixa etária de 50 a 69 anos, teve um crescimento de 19% entre os anos de 2012 e 2017.

Na maioria dos casos, o câncer de mama é descoberto pelas próprias mulheres e pode ser detectado em sua fase inicial, aumentando as chances de tratamento e cura da doença. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer o seu corpo para saber o que é ou não normal em suas mamas e, ao identificarem alterações persistentes devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica.

Prevenção - Atualmente, os critérios brasileiros para o rastreamento do câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) de 2015, aconselham a oferta de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Neste sentido, elas devem ser orientadas sobre os riscos e benefícios de fazer esse rastreamento mamográfico, para que exerçam o seu direito de fazer ou não o exame de rotina.

Aproximadamente, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: a prática regular de atividades físicas; a manutenção do peso corporal de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC); evitar o consumo de bebidas alcoólicas; além da alimentação de maneira saudável e em horários corretos.

Não deixe para depois, cuide-se!




MAIS FOTOS