Aluno diplomado no Parlamento Jovem Brasileiro recebe chip de internet da Seduc

13/11/2020 15h32 - Autor: Vincícius Leal (Ascom/Seduc) 502 visualizações
Foto: Aluno diplomado no Parlamento Jovem Brasileiro recebe chip de internet da Seduc
Aluno diplomado no Parlamento Jovem Brasileiro recebe chip de internet da Seduc

Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), realizou a entrega de um chip de internet móvel ao aluno Agostinho Michel dos Santos, da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, localizada no município de Paragominas, região sudeste do estado. O estudante foi um dos 78 finalistas diplomados no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), iniciativa promovida pela Câmara dos Deputados.

Com franquia de 20 gigas de internet, o chip vai possibilitar que o aluno tenha acesso às diversas plataformas educacionais da Seduc, bem como auxiliar nas demandas oriundas do PJB. Agostinho Michel dos Santos conta que, “além dele me ajudar na jornada parlamentar, que por si só já é de grande ajuda, esse chip com os seus dados também vão me auxiliar nas pesquisas, já que vou fazer a relatoria de outros projetos”, afirma o aluno.

Por fim, ele reforça a necessidade de oportunizar a participação de mais estudantes da rede estadual de ensino no programa Parlamento Jovem Parlamento, entre outros. “Eu me considero uma pessoa que não tá só me representando, mas todos os outros alunos da rede pública estadual que a cada vez mais conseguem se destacar e estar nesses espaços de projetos muito bons, igual ao que o PJB, que é um programa nacional da Câmara do Deputados. Que no próximo ano, a gente possa fazer muito mais e colocar dois, três ou mais alunos da rede estadual”, ressalta o estudante.

Para a secretária Adjunta de Ensino, Regina Pantoja, essa iniciativa é uma forma de valorizar o aluno pela conquista dessa importante premiação, além de incentivar que outros estudantes também participem de concursos, independentemente da área. “Esta é uma forma de colocá-lo em destaque, por uma vivência tão especial que só um aluno como ele conseguiu fazer para nós, representando o nosso estado enquanto aluno da rede estadual de ensino. Para nós, esse feito é motivo de muita alegria porque sabemos que estamos muito bem representados no PJB, portanto é de muita relevância a entrega desse chip para o Agostinho. Ele é merecedor, pelo compromisso, pela responsabilidade e por acreditar que a educação pública pode sim ser bem representada”, enfatiza a titular da Saen.

Parlamento Jovem Brasileiro - Criado em 2003 pela Câmara dos Deputados, o PJB é um programa que tem como objetivo promover a “Educação para Democracia”, e oferece aos alunos do ensino médio de todo o País a oportunidade de saber como funciona o trabalho de um deputado federal, além de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de diversas competências e habilidades relativas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como o domínio da linguagem, a construção de uma boa argumentação e elaboração de propostas.