01/12/2020 16h56 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 389 visualizações
Foto: Parceria entre Seduc e DPE beneficia alunos da rede estadual com a emissão de RGs
Parceria entre Seduc e DPE beneficia alunos da rede estadual com a emissão de RGs | Fotógrafo: Rai Pontes

A cooperação entre as duas instituições visa ajudar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio

Nesta terça-feira (1º), teve início uma ação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), com o intuito de emitir carteiras de identidade para os estudantes da rede estadual de ensino que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no início de 2021. Apenas no primeiro dia de ação, mais de 200 carteiras foram emitidas e a estimativa é que durante os dois dias este número chegue a 500.

O RG é um dos documentos essenciais para qualquer cidadão e para quem vai fazer o Enem 2020, que este ano, por conta da pandemia da Covid-19, ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, também do próximo ano. É importante frisar que apenas será permitido fazer o Exame o estudante que apresentar algum documento oficial com foto (carteira de trabalho, de identidade ou de motorista).

Na rede estadual ensino estão matriculados 105 mil estudantes na 3ª série do Ensino Médio que concorrerão a vagas em universidades públicas, bolsas de estudos e participação em programas de financiamento estudantil.

A secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, enfatizou a importância dessa parceria entre a Seduc e a DPE, que visa assegurar o direito dos estudantes da rede pública estadual na participação do Enem. “Este é um momento de proatividade da Defensoria e nós queremos agradecer por todo esse trabalho e preocupação com os nossos alunos que, às vésperas do Enem, ainda estão sem suas carteiras de identidade. Portanto, essa parceria dá um olhar diferenciado para a educação, para que esse aluno possa ter sua documentação em dia e nós possamos acompanhar aqui muitos jovens, que vieram de bairros distantes, justamente para emitir esse documento. A gente agradece todo esse empenho”, declarou a titular da Seduc.

De acordo com o defensor-público geral, João Paulo Lédo, essa ação promovida neste primeiro momento na Região Metropolitana de Belém, também está sendo planejada para que ocorra em 2021 de forma itinerante em outras regiões do Estado, justamente para atender a demanda dos alunos de outras localidades, dessa forma, fazendo com que todos tenham acesso a esses direitos e benefícios.

Para o professor Carlos Martins, pai de dois alunos da Escola Estadual Manoel Saturnino, situada em Ananindeua, esta iniciativa foi excelente e afirmou que teve conhecimento da ação por meio do Whatsapp. “Essa ação é de suma importância, até porque que vai ser cobrado do aluno um documento de identificação para fazer a sua prova, e essa parceria entre Defensoria e Seduc foi muito importante e que deve ser divulgada para toda comunidade por ser um serviço essencial”, disse o professor.

Já para Milson Nascimento, aluno da Escola Estadual Lauro Sodré, no bairro do Marco, em Belém, esta “é uma ação de extrema importância, pois vários alunos vão ter a oportunidade de emitir uma carteira de identidade ou assim como eu, ter uma nova documentação, pois a minha danificou e hoje estou podendo adquirir um novo RG, para levar no dia da prova”, declarou o estudante.

Serviço - A ação segue até esta terça-feira (02), mediante agendamento pelo WhatsApp (3222-2739). O atendimento vai ocorrer de 8h às 14h, no Balcão de Direitos, localizado no prédio-sede da Defensoria Pública do Estado, em Belém, na Rua Padre Prudêncio, 154 - Campina.

Fotos Rai Pontes