Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc realiza aulão especial para o Enem que acontece neste domingo (17)

16/01/2021 22h19 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 1187 visualizações
Foto: Seduc realiza aulão especial para o Enem que acontece neste domingo (17)
Aulão especial Enem Pará

Os professores do programa Enem Pará revisaram os conteúdos mais aplicados no Exame

De forma lúdica, os professores da rede estadual de ensino, através do programa Enem Pará, realizaram, na tarde deste sábado (16), um aulão especial com revisão de conteúdo das diversas áreas de conhecimento para os alunos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo (17). O programa do Governo do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectec) surgiu durante a pandemia da pandemia de Covid-19 para minimizar os impactos e garantir competitividade aos alunos que pretendem ingressar em uma universidade através do Enem.

 Com transmissão pela TV Cultura e redes sociais, de 16h às 19h, os estudantes puderam refrescar a memória com dicas valiosas, além de revisar os conteúdos para que pudessem ficar afiados no dia da prova. De forma muito dinâmica e descontraída, o aulão contou com a participação de atrações musicais, como a Equipe Bio, Dj Neto de História e o Divã da Redação.

 O coordenador do Enem Pará, Diego Maia, acredita que este momento é uma ótima oportunidade de deixar os alunos mais relaxados e tranquilos para o grande dia, além reforçar a importância da tecnologia neste período de pandemia.

 “A gente provou no Enem Pará especial que é possível da gente aprender de maneira lúdica, com muita música, com entretenimento, com quadros e medindo todo aprendizado com tecnologia. Essa aula foi acompanhada pela TV com sinal aberto mas, também, pelo portal cultura. Então, a gente vem provando que a tecnologia, pode sim, ser um grande aliado no ensino/aprendizagem. É um imenso prazer fazer parte desse projeto, agradecemos ao Governo do Estado, que promoveu esse trabalho através da Seduc em parceria com a Sectet, com o apoio da Funtelpa e da Tv Cultura que veio abraçar toda essa causa”, reforçou o coordenador do Enem Pará.

Com transmissão direto do auditório Dionísio Hage, no prédio-sede da Seduc, na Avenida Augusto Montenegro, cerca de 15 professores ensinaram como ler os textos sobre os assuntos e as melhores formas de resolver as questões. Especialistas em Química, Física e Biologia, mostraram como as Ciências da Natureza estão presentes no dia a dia, utilizando exemplos, na prática. Além disso, professores de Ciências Humanas elaboraram um repertório sociocultural sobre essa área do conhecimento, baseado nas outras edições do Enem. O professor de Literatura, Paulo André, enfatiza que o animes 2020 foi muito difícil para todo mundo e que neste momento, os alunos não devem se culpar, apenas confiar em Deus e no que foi estudado ao longo desse tempo preparatório.

“Bom, essa iniciativa foi muito assertiva, porque na verdade, não somente para descontrair nesse momento tão difícil pelo qual nós passamos - que é a pandemia, com muitas famílias passando por problemas financeiros e sociais, mas principalmente para alinhavar esse pensamento pedagógico pensando na prova de amanhã. Leve as mãos para os céus e agradeça ao papai do céu por tudo que tens na vida e nunca se culpe por nada, não carregue esse fardo porque ele não te pertence. O ano de 2020 foi estranho para todos nós, então você educando e educanda, não leve para a sala de aula amanhã a culpa de supostamente não ter estudado o suficiente por conta da pandemia”, ponderou o professor.

O evento também contou com a participação presencial de alguns alunos da rede estadual, respeitando todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscara de proteção e álcool em gel.

Fernando Cruz, 17 anos, é estudante da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, ele conta que o aulão de hoje irá contribuir para o dia de amanhã.“O aulão de hoje me ajudou a relembrar um pouco do conteúdo estudado ao longo do ano, que tivemos em casa, através do ensino remoto. O chip que nós recebemos também auxiliou bastante na nossa preparação. O dia de hoje é mais para refrescar a nossa memória sobre o que foi estudado”, disse o aluno que está na 3ª série do ensino médio

A programação também contou com a presença da secretária-adjunta, Regina Pantoja e a coordenadora do Sistema Modular de Ensino (Some), Regina Celli. A professora e secretária-adjunta de ensino ressaltou que o momento foi de descontração e relaxamento para os alunos.

 “A Seduc está promovendo este momento de revisão, mas uma revisão de forma relaxada, motivacionada, porque o aluno se prepara e rever conteúdos de uma forma muito mais lúdica do que o dia a dia e da pressão de estar estudando. Acredito que agora é um momento de relaxar para se concentrar para domingo” e concluiu desejando uma boa prova para os alunos “que eles tenham sucesso e não desistam porque nós não podemos deixar de sonhar, para alcançar um futuro melhor”, enfatizou a secretária-adjunta de ensino.

Para garantir a inclusão, os intérpretes de Libras da Educação Especial da Seduc fizeram a tradução simultânea.