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Escolas estaduais realizam Jornada de Atualização Pedagógica para ano letivo 2021

03/02/2021 13h06 - Autor: Lilian Guedes e Lucas Rocha (Ascom/Seduc) 1550 visualizações
Foto: Escolas estaduais realizam Jornada de Atualização Pedagógica para ano letivo 2021
Preparação volta às aulas da escola Albanizia Oliveira | Fotógrafo: Eliseu Dias

Por dois dias consecutivos, gestores e professores discutiram temáticas, calendário escolar, ferramentas de comunicação e as atividades escolares não presenciais


Nos dias 1º e 2 de fevereiro, as escolas públicas estaduais realizaram a Jornada de Atualização Pedagógica para a preparação do ano letivo 2021 que iniciou nesta quarta-feira, 3 de fevereiro. Durante os dias, foram discutidos as temáticas, o calendário escolar, ferramentas de comunicação e aplicação das atividades escolares não presenciais.

Os professores da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, em Belém, além das temáticas que serão trabalhadas este ano, dialogaram sobre o aperfeiçoamento da tecnologia - ferramenta essencial – neste período de pandemia. A equipe da unidade de ensino realizou um novo treinamento nas plataformas Google Meet Google Clasrrom

Para o diretor da Albanizia, Jorge Theo Queiroz, essa preparação é essencial para o trabalho em equipe, elaboração de materiais e logística de entrega aos alunos. 

“Fizemos a jornada pedagógica, com o objetivo de mostrar para os professores que o trabalho tecnológico vai ser fundamental para as atividades remotas. Eles precisam se apropriar dessa tecnologia, entre elas Google Education, para ajudar os alunos nas atividades remotas”, explicou o diretor. 

A unidade dará continuidade ao trabalho realizado em 2020, através das plataformas criadas pela Seduc. Para o ano de 2021, os professores buscam aprimorar cada vez mais o ensino remoto, tendo em vista o cenário epidemiológico atual. 

A professora de Língua Portuguesa, Suleane Feitas, explica que diferentemente do ano passado, onde os professores foram pegos de surpresa e tiveram que se reinventar para dar continuidade ao conteúdo programático, este ano tudo foi feito para que a comunidade escolar receba os conteúdos da melhor maneira possível. 

“Em 2021, podemos informar melhor os nossos alunos sobre como vai iniciar esse trabalho pela plataforma, e, a partir dessas ferramentas que eles também já têm conhecimento, preparar um retorno mais moldado e favorável”, pontuou a professora. 

A 10ª Unidade Seduc na Escola (USE), por meio da plataforma Google Meet, também realizou reunião com sua equipe pedagógica para discutir o planejamento de retorno das atividades não presenciais para os alunos da rede estadual. Os educadores pontuaram a importância do trabalho em equipe - aluno e professor, bem como este processo de inovação e renovação devido à pandemia de Covid-19. 

A gestora da USE 10, Ione Alves da Silva, ressaltou o processo de inovação e implementação do ensino, para que a escola garanta a aprendizagem por meio virtual.

“Na jornada pedagógica, foram discutidos as prioridades do educador, habilidades que devem ser desenvolvidas com os alunos e qual será o ponto de partida para que o professor elabore suas atividades síncronas e assíncronas e, a partir das características de cada um dos formatos, avaliar o mais adequado para desenvolver cada habilidade, explicou a gestora. 

Na Região de Itaituba, através da 12ª Unidade Regional de Educação (URE), que atende cinco escolas estaduais na região sudoeste e uma do baixo amazonas, está sendo feito este expediente pedagógico, por meio de videoconferência, para tratar do ensino neste meio pandêmico.

O gestor da URE, José de Ribamar Almeida, conta que as palestras estão sendo ministradas, mostrando como está a educação em tempos de pandemia. 

“Foi uma troca de informação e conhecimento entre todos. O nosso intuito é dialogar sobre o comportamento dos profissionais da educação frente a pandemia, bem como cuidar e garantir a melhor aprendizagem aos nossos alunos”, explicou o gestor. 

O ano letivo de 2021 será com aulas e atividades não presenciais, enquanto o cenário epidemiológico no Estado não estiver favorável. Os alunos da rede estadual estão recebendo todo o suporte necessário para o processo de ensino-aprendizagem, por meio do movimento Todos Em Casa Pela Educação.



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