Uepa lança edital de concurso para professor em Marabá

10/04/2021 14h20 - Autor: Daniel Leite Júnior (UEPA) 1162 visualizações
Foto: Uepa lança edital de concurso para professor em Marabá
Foto: Nailana Thiely / UEPA

"As inscrições iniciarão na próxima segunda-feira (12) e terminarão no dia 22 de abril"

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou, nesta sexta-feira (9), o edital para o Concurso Público de Provas e Tíitulos, voltado ao preenchimento de vagas para o cargo de docente no Campus VIII, no município de Marabá. As inscrições serão no período de 12 a 22 de abril. Clique aqui para se inscrever.

A taxa de inscrição será de R$ 400 e será recolhida por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários no período definido no calendário do concurso. Será concedida isenção total do pagamento da taxa de inscrição às Pessoas com Deficiência (PcD), e também, às pessoas com hipossuficiência econômica e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, desde que cumpram as exigências deliberadas no edital 18/2021.

O concurso tem como objetivo preencher quatro vagas do quadro efetivo da Uepa para carreira de magistério superior na categoria de Professor Auxiliar do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com lotação no Campus da Universidade em Marabá. As vagas são para as seguintes áreas do CCBS: Departamento de Saúde Comunitária (DSCM), Departamento de Saúde Especializada (DSES), Departamento de Saúde Integrada (DSIN), e Departamento de Patologia (DPAT).

Para o coordenador do Campus VIII, professor Javan Motta, a execução do concurso para prover vagas de docentes é uma ação em prol da melhoria do curso de Medicina, que ocupa um lugar relevante no interior do Estado do Pará, em especial na cidade de Marabá, onde a Uepa está inserida. “O campus fica muito agradecido com a possibilidade de preenchimento dessas vagas, porque a Reitoria da Uepa foi sensível à nossa situação, assim como a Pró-Reitoria de Graduação e a Diretoria de Desenvolvimento e Ensino. Todo mundo foi coerente e ouviu o nosso pedido. Então, é muito importante essa abertura do concurso, no momento que a gente vive hoje, com um cenário de falta de profissionais, principalmente, quando pensamos a realidade do interior paraense”, afirmou.

O concurso para o cargo de docente constitui-se de três fases, cuja realização obedecerá à seguinte ordem: a primeira será com a aplicação de prova escrita; a segunda, com a realização da prova didático-prática; e a terceira fase, constará de avaliação de títulos.

Para o coordenador adjunto do curso de Medicina do Campus VIII, em Marabá, professor Davi Tozetto, a execução do concurso irá auxiliar o processo de efetivação da graduação para que todas as demandas de turmas e aulas possam ser atendidas. "Com o aumento do número de alunos e somando ao quantitativo de professor que acabou sendo reduzido, porque alguns dos nosso docentes, inclusive, concursados, pediram exoneração, a abertura de novo concurso, por menor que seja o número de vagas ofertadas, sempre nos ajuda, porque tenta preencher essas lacunas do curso e assim avançar nas demandas dos alunos e do calendário acadêmico", afirmou.