NOTA DE PESAR

21/04/2021 17h00 - Autor: (Ascom/Seduc) 4796 visualizações
Foto: NOTA DE PESAR
NOTA DE PESAR

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lamenta, com profundo pesar, o falecimento da professora e mestra Maria do Socorro Braga Reis, de 54 anos. A educadora era graduada em Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Licenciatura em Computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), estudante do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNITER), mestre pelo Programa “Linguagens e Saberes na Amazônia”, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); e, há 34 anos, atuava na educação básica, onde lecionou a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Yolanda Chaves, no município de Bragança, nordeste paraense. No ano de 2004, iniciou como formadora e coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), também no município.

Nascida na cidade de Augusto Corrêa, Socorro Braga era atuante e incansável na luta por uma educação igualitária e de qualidade aos alunos da rede pública. Apaixonada pela profissão, elevou a educação paraense, especialmente à comunidade escolar da Região dos Caetés, por meio de programas e trabalhos que a agraciaram nacionalmente, como em 2017, pelo projeto “Aluno Repórter - a Imprensa na Escola”, desenvolvido em Bragança e municípios jurisdicionados pela 1ª Unidade Regional de Ensino (URE), cujo objetivo é oferecer aprendizado no campo da comunicação para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, em veículos de comunicação como rádio e televisão. Em 2020, o projeto foi uma das cinco iniciativas no Pará, de 111 em todo o Brasil, que receberam recursos arrecadados pela campanha nacional de doação do “Criança Esperança. O projeto foi premiado tanto em nível nacional quanto estadual e municipal. Em 2017, a professora também recebeu o Prêmio Professores do Brasil - Destaque Pará, além de ser a representante do Pará na última TECHCAMP Brasil - evento promovido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil que promove a disseminação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática aos professores e alunos das redes públicas de ensino, além de integrar e fortalecer as redes públicas do estado.

Ainda em sua brilhante trajetória na área educacional, em 2004, a professora Socorro recebeu Menção Honrosa na 2ª edição do Prêmio “Escrevendo o Futuro”, da Fundação Itaú Social e Título de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Augusto Corrêa. No período de pandemia, a professora participou do projeto “Biblioteca nas Nuvens”, desenvolvido pela Escola Estadual Yolanda Chaves.

A Seduc agradece a passagem da servidora pela instituição, bem como sua atuação empenhada na melhoria da educação pública paraense. E, neste momento de dor e consternação, expressa as mais sinceras condolências e deseja paz e muita força aos familiares e amigos.