Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Supermercados ficam movimentados com a liberação da 10ª recarga do vale-alimentação

24/05/2021 15h12 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 1148 visualizações
Foto: Supermercados ficam movimentados com a liberação da 10ª recarga do vale-alimentação
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc | Fotógrafo: Eliseu Dias

"O cronograma de recargas será feito de forma escalonada, iniciando pela Região de Integração do Guajará"

 

Alunos da Região de Integração do Guajará, que compreende os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, começaram a utilizar o benefício do vale-alimentação nesta segunda-feira (24). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) libera a 10ª recarga, de forma escalada, até que os 586 mil alunos matriculados na rede estadual, nos 144 municípios sejam contemplados. 

“O programa vale-alimentação está em sua 10ª recarga e vai atender os 586 mil alunos da nossa rede estadual nos 144 municípios paraenses de forma escalonada, iniciando pela Região de Integração do Guajará. Pedimos às famílias que façam bom uso deste benefício que é disponibilizado com recursos oriundos do Tesouro Estadual e que tem feito tão bem à economia do nosso Estado e movimentado o comércio local em várias cidades” ressaltou a secretária da Seduc, Elieth de Fátima Braga.

Logo no início da manhã, os estabelecimentos credenciados à receber o vale-alimentação estavam lotados de pais e/ou responsáveis e alunos que foram garantir a compra de gêneros alimentícios para o mês. Stefanie Maciel é mãe da aluna Maria Heloísa Maciel, de 11 anos, que frequenta o 8º ano do ensino fundamental na Escola Estadual XV de Outubro, localizada no bairro do Guamá. Ela conta que este auxílio tem ajudado bastante na renda da família enquanto as aulas presenciais estão suspensas.

“A importância do vale-alimentação é muito boa para nós, pais, pois ajuda a manter a  alimentação e a merenda escolar para a minha filha e para os outros alunos que estão sem aula presencial neste momento”, disse a mãe da aluna.  

O vale-alimentação escolar foi criado em abril de 2020, pelo Governo do Estado, através da Seduc, como uma maneira de amenizar os impactos da pandemia da Covid-19, que ocasionou a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual. A iniciativa visa garantir que os estudantes possam adquirir gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, dentre outros, que vão dar suporte às despesas familiares.

Para a aluna Amanda Vitoria da Silva, 17 anos, que está na 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Edgar Pinheiro Porto, no bairro Condor, o benefício ajuda a complementar a renda familiar.  

“Está ajudando a gente desde quando começou, porque às vezes, falta alguma coisa em casa e tem o vale-alimentação para ajudar no complemento da alimentação. Hoje, por exemplo, estamos vindo fazer compras para garantir nossas despesas”, disse Amanda.

Até o momento, 10 recargas de R$80 por aluno já foram realizadas pelo Governo do Pará, totalizando um investimento de mais de R$400 milhões de reais, com recursos  oriundos do Tesouro Estadual. 

Cronograma de liberação da décima recarga:

Dia 24/05: Região de Integração Guajará: Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará.

Dia 25/05: Região de Integração Rio Capim: Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Ulianópolis.

Dia 26/05: Região de Integração Tapajós: Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.

Dia 27/05: Região de Integração Tocantins: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.

Dia 28/05: Região de Integração Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Dia 01/06: Região de Integração Araguaia: Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D'Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.

Dia 02/06: Região de Integração Baixo Amazonas: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.

Dia 03/06: Região de Integração Carajás: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Dia 04/06: Região de Integração Guamá: Castanhal, Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santo Antônio do Tauá, Santa Maria do Pará, Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Vigia de Nazaré.

Dia 05/05: Região de Integração Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

Dia 08/06: Região de Integração Marajó: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa, Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

Dia 09/06: Região de Integração Rio Caeté: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

SERVIÇO

A lista com os estabelecimentos credenciados a receber a 10ª recarga do vale-alimentação (Meu Vale e MaxxCard) está disponível no site da Seduc.


MAIS FOTOS