Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc executa mais de 50 obras em escolas públicas estaduais

27/05/2021 10h21 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 307 visualizações
Foto: Seduc executa mais de 50 obras em escolas públicas estaduais
Seduc executa mais de 50 obras em escolas públicas estaduais

"Desde janeiro de 2019, 63 escolas já foram totalmente reconstruídas, ampliadas e entregues à comunidade escolar"


O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em continuidade com o seu compromisso de levar melhorias e fortalecer a educação pública paraense, desde janeiro de 2019, vem realizando obras em diversas unidades escolares, onde já foram entregues 63 escolas públicas totalmente reconstruídas, construídas e ampliadas, garantindo um espaço de aprendizagem adequado para o desenvolvimento de alunos, professores e toda equipe técnico-administrativa da instituição.

Neste ano de 2021, mais de 50 escolas estão recebendo intervenções estruturais do poder executivo estadual, através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Tesouro estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Na região nordeste do estado, nos municípios de Mocajuba e Quatipuru, grandes obras, como a construção de escolas com 12 salas de aula estão sendo totalmente construídas para atender os alunos daquela região, somando-se às outras 22 unidades de ensino já entregues pelo governo estadual. Do mesmo modo, em Faro, localizado no oeste paraense, a cidade também recebe obras de construção de uma unidade escolar com 12 salas. 

A secretária de Educação, Elieth Braga, reforça a importância dos investimentos realizados nas escolas da rede estadual e ressalta que, com os espaços de aprendizagem adequados e modernos, que proporcionam mais conforto à toda comunidade escolar, os resultados no aspecto educacional e na vida das pessoas beneficiadas, é bastante positivo. 

“Desde janeiro de 2019, o nosso governador Helder Barbalho definiu, dentro dessa política de reestruturação como prioridade a construção de novas escolas, além da ampliação e reconstrução das que já eram existentes. Contudo, a reconstrução de diversas escolas estaduais, possibilita que a comunidade escolar tenha acesso a ambientes físicos muito bons, com salas de aulas refrigeradas, quadras cobertas, laboratórios de informática, bibliotecas, entre outros. Todos os mecanismos fundamentais e essenciais para buscar, cada vez mais, melhorar a qualidade educacional do nosso estado, o que nos possibilita dar condições de ofertar para o alunado, espaços educacionais alternativos, independentemente de qual seja a atividade escolar”, destacou a titular da Seduc. 

As ações da Seduc acontecem também no Arquipélago do Marajó, onde nos próximos dias, o Governo do Pará irá entregar mais uma unidade de ensino reconstruída com recursos do Tesouro Estadual, totalizando sete escolas entregues na região. 

A Seduc dispõe de 927 escolas nos 144 municípios do Pará e atende 586 mil alunos da rede estadual. Até o momento, mais de 50 mil alunos da rede pública estadual foram beneficiados com melhorias nas unidades e tão logo poderão usufruir, assim que retornem às aulas presenciais na rede, que estão suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19. 

O secretário adjunto de Logística Escolar, Alexandre Buchacra, ressalta que os investimentos atingem não só a parte estrutural do espaço, mas também dispõe de ferramentas para a progressão do ensino dos alunos da rede estadual.

“Hoje, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vem construindo e reconstruindo escolas. O atual Governo já entregou 63 unidades educacionais, com salas climatizadas,  novo mobiliário, laboratórios de informática e multidisciplinar, além de um espaço voltado para a educação especial, com elevadores que propiciam acessibilidade e quadra coberta. Nesta semana, o governador entregará a 64ª escola, em Portel, no arquipélago do Marajó, atendendo a população daquele município. São espaços que não ficam a dever nada para as unidades educacionais particular”, frisou o adjunto de logística da Seduc. 

O secretário enfatiza o trabalho árduo e célere da secretaria em avançar e alcançar mais espaços físicos que necessitam de atenção, uma vez que, a maioria das unidades se encontrava abandonada ou com serviços paralisados nas gestões anteriores. 

“Em 2019, no início da gestão, o governo recebeu uma rede física composta por 927 escolas, a grande maioria delas em condições de precariedade, e tem enfrentado de forma a resolver esses problemas. A demanda é grande, porém as ações do Governo são intensas no sentido de minimizar e resolver  os problemas existentes. As obras que são entregues, pelo governador do Estado, estão em perfeito estado de forma a bem atender a comunidade paraense”, finalizou o gestor.