Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc intensifica ação da Busca Ativa Escolar nas escolas públicas estaduais

28/05/2021 13h53 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/SAeduc) 602 visualizações
Foto: Seduc intensifica ação da Busca Ativa Escolar nas escolas públicas estaduais
Seduc intensifica ação da Busca Ativa Escolar nas escolas públicas estaduais

"O intuito é identificar os alunos que não têm acompanhado as atividades e trazê-los de volta à rotina de estudos"

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de suas Unidades Seduc nas Escolas (USEs), tem intensificado a ação de Busca Ativa Escolar com o intuito de identificar os alunos que não têm acompanhado as atividades e trazê-los de volta à rotina de estudos.

Nesta semana, a 5ª Unidade Seduc na Escola, realizou o Dia “D” de Busca Ativa em suas 11 escolas jurisdicionadas, alcançando mais de 7 mil alunos, com a entrega de caderno de atividades, visitas domiciliares para entender a ausência e infrequência do aluno na realização de suas atividades e também, com ações pelos bairros, por meio de mensagens automotivas, ecoando a importância de dar continuidade aos estudos.

“Estamos fazendo o diagnóstico e o levantamento da frequência para que possamos identificar quem são esses alunos e porque não estão frequentando a escola. Várias formas de resgate são utilizadas por nossas unidades escolares, como a ligação, mensagens via whatsapp, visita na casa dos alunos, chamamento pelas redes sociais, bike som, entre outros meios. É um momento importante, mas que não termina agora, pois nosso objetivo é resgatar o maior número e garantir que eles prossigam em seu processo de ensino e aprendizagem”, ressalta o coordenador da USE, Jones Nogueira.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Fontenelle, que fica localizada no bairro da Terra Firme, as entregas de cadernos de atividades, ocorreram de forma acentuada, garantindo que o estudante realize as atividades e retorne com suas práticas pedagógicas.

O diretor da unidade escolar, Luiz Paulo Assunção, comenta que a dinâmica impactará positivamente na vida e futuro desses alunos.

“O caderno estruturante tem sido uma das ferramentas mais utilizadas aqui na escola, assegurando conhecimento e ensinamentos, mesmo sem a presença do professor em sala de aula. Do mesmo modo, atende aos alunos que também não possuem acesso à internet”, explicou o dirigente. 

O aluno da 1° série, do ensino médio, da Escola Brigadeiro Fontenelle, Adriel de Souza, de 15 anos, relata que os compêndios são de grande ajuda ao ensino não presencial.

“Algumas partes das aulas não-presenciais, são difíceis de entender e o caderno vem para esclarecer mais ainda nossas dúvidas. Eu gosto muito dessa maneira, porque assim temos como sair da teoria e ir para a prática”, disse o estudante.