“Todos em Casa Pela Educação” ganha novo horário na programação da TV Cultura

06/07/2021 19h57 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 537 visualizações
Foto: “Todos em Casa Pela Educação” ganha novo horário na programação da TV Cultura
Foto: Eliseu Dias (Ascom/Seduc)

"Estudantes agora poderão acompanhar aulas inéditas também no turno da manhã"

A partir da próxima segunda-feira (12), as aulas do movimento “Todos em Casa Pela Educação” ganham mais espaço na grade de programação da TV Cultura do Pará. Com o novo horário, de 7h às 9h da manhã, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a emissora pública, expande a oferta de conteúdos pedagógicos inéditos para os estudantes paraenses.

Transmitidas diariamente pelo canal desde o dia 30 de março de 2020, para 108 municípios do estado, o programa tem assegurado o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que estão no Ensino Fundamental e Médio, além de garantir acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), por meio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, confirma a importância da parceria com a Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa) - entidade gestora da TV Cultura do Pará, e evidencia que,  mesmo neste momento atípico, o êxito obtido com o programa foi fruto dessa articulação.

"O 'Todos em Casa Pela Educação' oi uma ação construída entre a Seduc, o Sistema Educacional Interativo (SEI) e a TV Cultura. Agradeço ao presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento, à diretora da TV, Vanessa Vasconcelos, e todos aqueles que não mediram esforços para junto conosco possibilitar que o programa chegasse a todos os nossos alunos, inclusive com aulas pré-Enem", enfatiza a titular da Seduc.

A secretária Elieth Braga ressalta, ainda, que o trabalho "é motivo de grande alegria e estamos juntos neste grande caminhar levando por todo interior do nosso Pará as nossas videoaulas".

Parceria

A cooperação entre as instituições do Governo do Pará está permitindo que os estudantes das diferentes modalidades de ensino, seja da rede estadual ou das redes municipais, tenham à sua disposição aulas ao vivo de Língua Portuguesa e Matemática voltadas para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e os que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da TV, os alunos podem acompanhar todos os conteúdos por meio do aplicativo e Portal Cultura.

O presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento, destaca que é fundamental a parceria entre as instituições  com o intuito de expandir o programa “Todos em Casa pela Educação” para a faixa da manhã, pois é possível contemplar um novo perfil de público, que são os alunos que não têm condições de assistir às aulas pela tarde.

“Ficamos muitos felizes e agradeço a parceria com a Seduc e, também, ao Governo do Estado, que nos permite com que possamos desenvolver trabalhos para levar à sociedade o que há de melhor em conteúdo midiático. É fundamental a extensão do programa na faixa da manhã, das 7h às 9h, para que possamos contemplar os alunos que não podem assistir o programa na parte da tarde e que também precisam ter acesso aos materiais de estudos”, ressaltou.

Ainda segundo o dirigente da emissora, os índices de audiência são bastante significativos durante as transmissões já existentes e, com a versão matutina do programa educacional, espera-se que os indicadores continuem expressivos e com o mesmo engajamento que ocorre no turno da tarde.

Volta às aulas

Mesmo com o retorno gradual das aulas presenciais, previsto para o dia 2 de agosto, as aulas do movimento continuarão sendo veiculadas pela TV Cultura do Pará, garantindo o reforço dos conteúdos de aprendizagem aos alunos, principalmente dos que vão fazer avaliações importantes no final do ano, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Neste sentido, o Sistema Educacional Interativo (SEI) continuará dando suporte às gravações das aulas para o “Todos em Casa Pela Educação”. Vale lembrar que, recentemente, esse importante núcleo de produção midiática educacional recebeu, do Governo do Pará, por meio da Seduc, melhorias em toda sua estrutura física, didática e tecnológica.

De acordo com o coordenador do SEI, Fellipy Soares, os investimentos empregados no local irão potencializar cada vez mais o desenvolvimento de atividades audiovisuais. "A construção do segundo estúdio, e todo o investimento que o Governo do Pará vem realizando no SEI, nos possibilitou não somente ampliarmos a cobertura do Ensino Médio Presencial Mediado às comunidades do interior do Pará, como também aumentar a produção do “Todos em Casa Pela Educação”, que já é a maior ação de democratização do ensino via TV Aberta da história da Pará".