Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos retomam aulas presenciais em escolas públicas reconstruídas pelo Governo do Estado

03/08/2021 14h54 - Autor: Giovanna Abreu (SECOM) 659 visualizações
Foto: Alunos retomam aulas presenciais em escolas públicas reconstruídas pelo Governo do Estado
Alunos retomam aulas presenciais em escolas públicas reconstruídas pelo Governo do Estado

Desde o início da atual gestão, 68 escolas estaduais foram entregues à comunidade escolar. O Instituto Bom Pastor e a 'Costa e Silva' são exemplos desse investimento.

O Instituto Bom Pastor, em Ananindeua, é uma das 68 escolas reconstruídas pelo Governo do Estado desde o início da atual gestão. Durante a pandemia da Covid-19, a unidade de ensino foi reconstruída e inaugurada. Com a retomada das aulas presenciais, muitos alunos paraenses foram recepcionados em  escolas estruturadas, mais bonitas e completas.

“Era muito difícil conseguir prestar atenção na aula, por causa do barulho e da quentura. Com as salas climatizadas conseguimos ter mais atenção durante as aulas, o que melhora o nosso aprendizado. O retorno presencial foi ótimo pra gente, nos sentimos seguros com todos os protocolos sendo cumpridos. Há todo um procedimento na entrada, com aferição de temperatura, álcool em gel, disponibilização de máscaras, além do distanciamento entre os alunos”, ressalta a aluna do Instituto, Emily Manuelle, da 3ª série do ensino médio.

A escola, que foi a 34ª unidade entregue pelo Governo, recebeu um investimento de cerca de 4,7 milhões, e teve as linhas originais arquitetônicas do prédio preservadas. A diretora do Instituto, Laida Krisny, afirma que a reconstrução garantiu condições dignas para a comunidade escolar.

“Alunos, professores e funcionários se sentem acolhidos com essa nova estrutura. Esse investimento veio somar com o trabalho que já desenvolvíamos aqui. Quando você está em um ambiente limpo, agradável, que não tem que se preocupar com a estrutura, consegue trabalhar de forma mais tranquila e segura. Hoje nós temos o padrão de uma escola de qualidade excelente, que dá gosto de estar”, assegura a diretora.

Atuando há 22 anos no Instituto, a professora de artes, Kátia Caminha, considera a nova estrutura maravilhosa. Após a inauguração, ela retirou a filha de uma escola particular, para começar a estudar no Bom Pastor.

“Antes, nós mesmos fazíamos atividades como gincanas para tentar pintar parte da quadra ou rifas para arrecadar dinheiro para reformas. A escola melhorou em 100%, está muito linda, completamente estruturada. Representa uma valorização gigante para nós, professores, que passamos a nos sentir muito bem para trabalhar, queremos fazer parte do crescimento da escola”, afirma a professora. Saiba mais sobre a escola.

ESCOLA ESTADUAL COSTA E SILVA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Técnico “Presidente Costa e Silva”, em Belém, foi a 47ª unidade de ensino da rede pública estadual reformada pelo Governo do Pará. No retorno das aulas presenciais, os alunos foram recebidos com salas de aula climatizadas, novas redes hidráulica e elétrica, espaço de convivência, laboratório de informática, auditório, quadra de esporte, barras de proteção e rampas de acessibilidade.  

A diretora-geral da escola, Lúcia Troccoli, afirma que os alunos ficaram muito felizes com as melhorias nos espaços. “Esse ano nós tivemos um número maior de alunos matriculados, o que representa um maior ganho para a nossa comunidade escolar. Esses investimentos do Governo impactam diretamente no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos e resgatam a educação do Pará”, conta.  

A aluna Hariany Karoliny, da 3ª série do ensino médio da EEEFM Costa e Silva, afirma estar muito feliz com o retorno presencial, especialmente, por ter encontrado uma escola mais estruturada e equipada.

“Quero ser médica e a nova estrutura da escola, assim como o suporte dos professores vão me ajudar a dar mais esse passo.  Quando a sala não era climatizada, era muito quente, saíamos frequentemente para beber água, ir ao banheiro, abrir as janelas, o que gerava muito barulho. Agora melhorou muito a nossa concentração e aprendizado. Estou muito feliz”, assegura. Saiba mais sobre a escola.