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Estado entrega a Escola Estadual Cordeiro de Farias, a 70ª reconstruída na rede pública

11/08/2021 09h40 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 966 visualizações
Foto: Estado entrega a Escola Estadual Cordeiro de Farias, a 70ª reconstruída na rede pública
Estado entrega a Escola Estadual Cordeiro de Farias, a 70ª reconstruída na rede pública | Fotógrafo: Rai Pontes-Eliseu Dias

"Com novos espaços e climatizada, a unidade de ensino é referência no atendimento de alunos imigrantes, indígenas e venezuelanos da etnia Warao"


A 70ª unidade de ensino público reconstruída pelo Governo do Pará, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias, foi entregue na tarde desta terça-feira (10), pelo governador Helder Barbalho. Localizada no bairro do Souza, em Belém, a unidade foi totalmente revitalizada, ganhando novos espaços climatizados, para aprimorar a qualidade das atividades de ensino e aprendizagem. No ato de entrega da escola, o governador também nomeou mais de 100 professores concursados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Ao falar sobre o programa de reconstrução da rede pública estadual d ensino, Helder Barbalho frisou que “nós temos buscado, cada vez mais, investir em educação, garantindo a recuperação das estruturas das unidades de ensino, como a Escola Cordeiro de Farias. A escola histórica do nosso Estado, que tem certamente muitos alunos ávidos pela oportunidade do ensino, mas que ao logo do tempo, fruto da sua desestruturação, acabaram se desmobilizando. Agora, com esse novo momento, com esta estrutura, devemos fazer um grande chamamento à comunidade escolar, para que possamos trazer os alunos para junto da escola e ter a boa prática do conhecimento, da construção da cidadania e do futuro do nosso Estado”.

O projeto de revitalização da “Cordeiro de Farias” contou com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras possibilitaram a melhoria e climatização das salas de aulas, laboratórios de informática e multidisciplinar, sala de leitura, sala de educação física, espaço de multimídia, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaços de convivência, quadra poliesportiva coberta, sala de linguagem, banheiros e vestiários, além da instalação de equipamentos que garantem a acessibilidade a Pessoas com Deficiência (PcD).

Acolhimento - A titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga, destacou o trabalho pioneiro de acolhimento feito na unidade. “Nesta escola nós temos o acolhimento dos Warao – etnia indígena da Venezuela -, e de alunos da educação especial, além de ser uma unidade de ensino que mais aprova no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Hoje, o Governo do Pará devolve essa escola para a comunidade totalmente reconstruída, com quadra coberta e todas as condições para assegurar uma educação de qualidade. As ações continuam, e o Pará segue no processo de reconstrução que iniciou desde o dia 1º de janeiro de 2019”, informou a secretária.

 A reconstrução do espaço de aprendizagem foi projetada para garantir mais comodidade, conforto e qualidade de ensino aos estudantes, professores e equipe técnica.

Estudante da 3ª série do ensino médio, João Vitor Pinheiro contou que a “escola era um pouco complicada. Lembro que não tínhamos uma quadra decente para a gente estudar; a entrada da escola era só mato. Agora, o sentimento é de alegria, porque alguém lembrou da gente”.

Atualmente, a unidade escolar tem matriculados 736 alunos, nas modalidades Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª séries); Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Referência – A Escola Cordeiro de Farias atende ainda 196 imigrantes da etnia Warao, assistidos em Belém pelo Projeto “Saberes da EJA-Warao”. A unidade é referência no Pará no atendimento a indígenas e imigrantes venezuelanos. 

Coordenador de Educação Intercultural para Imigrantes, Indígenas e Refugiados da escola, o professor Marcos Lima ressaltou a importância de a unidade ser pioneira no processo de aprendizagem para esse segmento. “Em Belém, a Escola Cordeiro de Farias é referência. Foi um processo difícil de encontrar uma escola que tivesse uma estrutura adequada. Com a entrada desse governo, acabamos ganhando uma nova roupagem, um olhar diferenciado para essa comunidade. Está é uma política diferenciada, nova, e hoje já há um consenso que é necessário ter na grade curricular a língua espanhola”, informou o professor. 

Etnia indígena originária do nordeste da Venezuela e norte das Guianas, na América do Sul, os Warao formam comunidades situadas no delta do Rio Orinoco, composto de ilhas e pântanos. A tradução de Warao significa "povo do barco".

Nomeações – O governador Helder Barbalho aproveitou a cerimônia de entrega da escola para assinar, ao lado da secretária de Educação, o decreto de nomeação de 113 professores de Língua Portuguesa e Matemática, aprovados no concurso público da Seduc C-173.

Ele afirmou que “hoje nós estamos assinando a nomeação de mais profissionais de Português e Matemática que passaram no concurso C-173. Com as nomeações de hoje, chegamos a 96% de todo os aprovados no concurso sendo chamados. Logo mais, chegaremos a 100% do quantitativo, para que possamos, cada vez mais, ter profissionais imbuídos e irmanados para bem prestar os serviços de educação às nossas crianças e jovens. E isto é uma sinalização que, para nosso governo, servidor concursado é prioridade e deve ser valorizado”.


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