Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escolas estaduais realizam ações alusivas ao 'Agosto Lilás'

27/08/2021 17h35 - Autor: Lilian Guedes e Wavá Bandeira (Ascom/Seduc) 780 visualizações
Foto: Escolas estaduais realizam ações alusivas ao 'Agosto Lilás'
Foto Divulgação | Fotógrafo: Rai Pontes

"Unidades jurisdicionadas pela 5ª USE desenvolveram atividades sobre o combate à violência contra a mulher"


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da 5ª Unidade Seduc na Escola (USE), desenvolveu durante esta semana diversas atividades alusivas à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa dos profissionais de educação tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o combate à violência doméstica em alusão à Lei Maria da Penha que completou 15 anos no dia 7 de agosto. 

As atividades das escolas jurisdicionadas à Use 5 discutiram o tema com mostra de vídeos, confecção de cartazes, poesias e palestras com pais e alunos. O gestor da unidade, Jones Nogueira, ressaltou a relevância dos assuntos  para a sociedade e diz ser necessário ações como estas serem desenvolvidas em sala de aula. 

“Acreditamos que a escola cumpre com sua missão de ensinar, mas também de formar cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa de paz e união” disse o gestor.

Dentre as unidades que realizaram a ação está a Escola Estadual Fonte Viva, no bairro da Terra Firme, que exibiu filmes com reflexão sobre o tema, além da elaboração de cartazes junto aos alunos do 1ª ao 5º ano do ensino fundamental.  

“Foi muito produtivo e positivo. As atividades levaram ao conhecimento dos alunos este tema tão importante. Devemos enfatizar que a mulher tem medidas de proteção e as leis estão aí para nos proteger. Precisamos dar um basta e nada melhor do que trabalhar o conhecimento em sala de aula. Diga não a violência contra a mulher”, frisou a professora da unidade, Thais de Araujo. 

Na Escola Augusto Olímpio, localizada no bairro de Canudos, em Belém, a professora de Língua Portuguesa, Sílvia Cravo, explicou que durante a semana foi realizados trabalhos alusivos ao Agosto Lilás. 

“Muitos relatos foram ouvidos sobre um tema tão importante para a nossa sociedade. Nós, multiplicadores de conhecimento, de alguma forma podemos ajudar a combater os índices de violência e feminicídio, seja denunciando e fazendo um trabalho de reflexão e sensibilização”, disse a docente. 

Quem também abraçou esta causa pela escola Augusto Olímpio foi o professor Josi Lopes, que reuniu seus alunos para atividades com apresentação de vídeos e rodas de conversa dialogando sobre a importância do tema. 

“Foi uma ação muito produtiva e avaliamos que houve um grande entendimento sobre o assunto. Plantamos uma semente muito fértil sobre a violência contra a mulher. Que momentos como este sejam realizados em todas as escolas estaduais do nosso Estado”, disse o professor.

As escolas Virgilio Libonati, Mateus do Carmo, Associação Moradores Terra Firme também realizaram atividades. 


MAIS FOTOS