Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Técnicos da Seduc avaliam os espaços da Usina da Paz no Icuí-Guajará, em Ananindeua

31/08/2021 16h44 - Autor: Elizabeth Teixeira (SEAC) 465 visualizações
Foto: Técnicos da Seduc avaliam os espaços da Usina da Paz no Icuí-Guajará, em Ananindeua
Técnicos da Seduc avaliam os espaços da Usina da Paz no Icuí-Guajará, em Ananindeua

"UsiPaz terão atividades de educação, esporte, cultura e lazer voltadas aos moradores dos territórios nos quais o serviço será implantado"


Na manhã desta terça-feira (31), representantes das secretarias de Estratégia de Articulação da Cidadania (Seac) e de Educação do Pará (Seduc) estiveram nas obras da Usina do Icuí-Guajará, em Ananindeua, para avaliar os espaços onde serão realizadas as atividades de educação.

"Esse projeto é espetacular, uma vez que você pode trazer a comunidade para trabalhar junto, mostrar para eles que há outras perspectivas e alternativas de vida. E hoje podemos conhecer de perto essa realidade. Nós que estamos inseridos na Secretaria de Gestão de Pessoas - da Seduc - somos responsáveis por receber esses concursados, por isso trouxemos alguns para analisar os espaços desse que é um serviço grandioso que está sendo realizado pelo governo do Estado", disse a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Cleide Amorim.

Segundo a coordenadora da Seduc no TerPaz, Ivete Brabo, os serviços nas Usinas são de extrema importância, porque vão trazer o direito da comunidade para a comunidade.

"Além dos serviços que já estamos realizando nos territórios, com a inauguração das Usinas vamos aprimorar essas atividades trazendo cultura, educação, esporte e lazer para a comunidade. Mudando a realidade dessa população como um todo, possibilitando que as pessoas sejam inseridas na sociedade, no mercado formal de trabalho e na educação. Já que muitos não estão matriculados nas escolas, então a intenção também é de resgatar essas pessoas", afirmou Ivete.

A secretária-adjunta de Planejamento e Gestão da Seduc, Delciene Loureiro, falou da importância de verificar os espaços, para assim planejar com mais precisão futuras atividades que serão realizadas nas Usinas da Paz.

"Como a nossa área é de planejamento e gestão, essa visita foi de extrema relevância, porque precisamos disso para verificar qual a melhor forma para realizar essas ações e tirar todas as dúvidas sobre esse projeto social, e tentando assim ajudar a população ao máximo, sendo com instrumentos e com a demanda que for proposta", concluiu.

PARCERIA

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém e no sudeste do Estado.

As obras da Usina do Icuí-Guajará, em Ananindeua, estão sendo executadas em parceria com a empresa Vale, que arca com os custos de modo integral. O Governo não recebe nenhum recurso econômico e receberá a Usina pronta e equipada.           

“Os representantes da Seduc puderam conhecer a dimensão da Usina da Paz, verificando os espaços destinados a práticas esportivas, cultura, biblioteca, piscina, ou seja, tudo aquilo que o projeto vai oferecer. Então, tendo essa dimensão, é possível que seja feito um planejamento, para que os alunos da rede escolar também possam fazer parte das UsiPaz”, disse o diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Lopes.

SERVIÇOS

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.