75ª escola reconstruída é entregue pelo Governo do Estado, em Santarém Novo

17/09/2021 17h03 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 425 visualizações
Foto: 75ª escola reconstruída é entregue pelo Governo do Estado, em Santarém Novo
Foto: Pedro Guerreiro (Agência Pará)

As novas instalações vão garantir maior comodidade, conforto e qualidade de ensino para cerca 380 alunos e aos profissionais da unidade escolar

A manhã desta sexta-feira (17), foi de muita alegria e satisfação para a comunidade escolar do município de Santarém Novo, na região nordeste paraense. O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou as obras de reconstrução e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Rosa Carrera Loureiro, durante extensa agenda de trabalho na localidade.

“Dá gosto de ver a escola assim, totalmente revitalizada, porque antigamente era bem ruim a situação em que ela se encontrava e quando chovia, alagava tudo. Estou muito satisfeito com o resultado, de como a nossa escola ficou e, com certeza, sinto mais vontade de vir estudar”, afirmou o aluno Jadson Fael, de 16 anos, contente pela climatização das salas de aula e por ver o laboratório de informática com equipamentos novos e modernos.

O chefe do Executivo Estadual ressaltou a importância dos investimentos na educação pública paraense e, durante a cerimônia de entrega, anunciou que a Escola Estadual Rosa Carrera vai ganhar uma quadra poliesportiva coberta, um sonho antigo da comunidade escolar. A obra já está autorizada e os serviços devem começar em breve.

“Este é um dia muito importante; mais uma escola está sendo entregue à população paraense, a de número 75, que vai reforçar a qualidade educacional dos alunos aqui em Santarém Novo. Em pouco tempo, também será iniciada a construção da quadra poliesportiva da escola, que era um anseio de muitos anos daqueles que frequentam este local”, frisou Helder Barbalho.

As melhorias no espaço de aprendizagem vão garantir, a partir de agora, mais comodidade, conforto e qualidade de ensino para cerca de 380 alunos matriculados na unidade, além dos professores e toda equipe técnico-pedagógica.

O prefeito de Santarém Novo, Thiago Pimentel, agradeceu o compromisso do governador Helder Barbalho e de toda equipe do Governo do Estado, por todo o trabalho realizado em prol do seu município.

“Hoje, o nosso governador reafirma o seu comprometimento com Santarém Novo, entregando uma escola de grande relevância para o município. A última intervenção que o espaço teve foi no ano de 2008, e em pouco menos de três anos de gestão, o atual Governo está entregando este espaço digno e adequado para que toda a comunidade escolar possa exercer suas funções com correção e qualidade”, disse o gestor municipal.

Investimentos

Cerca de 3 mil m² da Escola Estadual Rosa Carrera foram totalmente reconstruídos e ampliados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A obra foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contou com investimento superior a R$ 3,2 milhões, que possibilitaram a melhoria de seis salas de aula, direção, secretaria, coordenação pedagógica, arquivo e sala dos professores.

O local agora dispõe, também, de climatização em diversos ambientes escolares, novo mobiliário, laboratório de informática e multidisciplinar, sala de vídeo, biblioteca, cozinha, despensa, área de serviço, banheiros masculino e feminino, recreio coberto, além de equipamentos que garantem acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD).

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirmou que o Governo do Estado avança com a política de reconstrução de escolas. “Esta é a de número 75 e com certeza, isso oportuniza que os estudantes deste município tenham um ambiente mais digno e melhor para estudar. Quero agradecer a todo time da Seduc, por mais uma escola entregue e continuaremos trabalhando para fazer uma educação de qualidade por todo o Pará”, enfatizou a titular da Seduc.

“Saúde Bucal nas Escolas”

Lançado em dezembro do ano passado, pelo Governo do Pará, o Programa “Saúde Bucal nas Escolas” tem como objetivo, levar orientações de higiene oral, por meio de escovódromos e consultórios odontológicos, às escolas da rede pública estadual. Com a entrega da “Rosa Carrera”, 75 unidades já possuem escovódromos e a previsão é que até o final de 2021, chegue a marca de 100 escolas atingidas pela iniciativa.

“Seguindo a recomendação do governador Helder Barbalho, vamos implantar escovódromos em todas as escolas da rede estadual, para que a gente possa trabalhar cada vez mais a saúde bucal, desde a distribuição de kits de escovação supervisionada, palestras educativas e atividades preventivas com os alunos”, concluiu a coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral.