Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

CLASSE HOSPITALAR

04/06/2018 22h37 - Autor: 391 visualizações

 

A Classe Hospitalar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira, 4 de junho, na 22ª Feira do Livro, no Hangar Convenções e Feiras, em Belém, o Caderno Pedagógico- Espaço Acolher, uma publicação lúdica sobre conscientização, prevenção e para mobilização da sociedade no enfrentamento aos acidentes com eixo de motor de embarcações nos rios da Amazônia que provocam o escalpelamento.

O Caderno Pedagógico é uma publicação da Imprensa Oficial do Estado (IOE) que integrará o currículo educacional nas escolas ribeirinhas do Estado do Pará.  

A coordenadora  da Classe Hospitalar, Fernanda Costa, detalha que o Caderno Pedagógico, é  de fundamental  importância na formação   e para levar informações  aos  educadores dentro do trabalho desenvolvido pela Comissão  Estadual de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamentos, "pois utiliza o enredo  de uma personagem ribeirinha, Madi, que tem como  principal meio de transporte os barcos e canoas com motor, típicos da região  Amazônica e, é  nesse contexto que a rotina da menina é  narrada com todas suas peculiaridades geográficas e culturais", informou. 

No final do caderno, que foi elaborado e organizado pelas professoras do Espaço Acolher, Denise Correa Soares Mota, Gilda Maria Martins Saldanha e Micheline Banhos de Oliveira, há ainda propostas de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula.

 A primeira tiragem foi de 500 exemplares e dedicada as alunas da Classe Hospitalar do Espaço Acolher, que inspiraram as professoras a inovar na prática pedagógica. 

O Espaço “Acolher” atende na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) vítimas de escalpelamento, oriundos de municípios distantes e que necessitam passar por acompanhamento durante a continuidade do tratamento. A Classe Hospitalar atua em seis hospitais do Estado do Pará, um abrigo e ainda faz atendimento domiciliar em casos de pacientes que acabaram de sair do hospital, mas ainda não podem retornar as salas de aulas. Em média, a Classe Hospitalar atende cerca de 700 estudantes ao mês, levando as aulas para esses espaços.

O lançamento do Caderno Pedagógico contou com a presença do Capitão da Capitania dos Portos do Pará, José Alexandre Santiago, que destacou a importância da publicação para o trabalho educacional desenvolvido pelo órgão em parceria com Seduc e a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) para evitar acidentes com eixo do motor de embarcações que mutilam meninas. "Será de suma importância para atingirmos nossa meta de zerar esse tipo de acidente.  Ano passado ainda houve um caso, mas a redução é grande.  Havia ano, que tínhamos 40 vítimas", explicou.

O Caderno Pedagógico foi pré-lançado no ano passado em um Congresso Internacional de Classe Hospital, promovido em São Paulo, no qual as informações foram socializadas para profissionais de países da América Latina, que tem grandes áreas ribeirinhas.

 

Por Kátia Aguiar, Ascom Seduc

Imagens: Fernando Nobre, Ascom Seduc

 

 

 

 


MAIS FOTOS