Calendário Escolar

Calendário Escolar 2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) torna público (arquivos para download) o calendário letivo da rede estadual de ensino para o ano de 2023, o qual está previsto para iniciar no dia 13 de fevereiro. O presente cronograma de aulas foi analisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE-PA), entidade responsável por fiscalizar o cumprimento das legislações vigentes.

CALENDÁRIO ESCOLAR 2023

Calendário Escolar 2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), torna público o calendário letivo da rede estadual de ensino para o ano de 2022, o qual está previsto para iniciar no dia 08 de março. O presente cronograma de aulas foi analisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE-PA), entidade responsável por fiscalizar o cumprimento das legislações vigentes.

CALENDÁRIO ESCOLAR ANO DE 2022

Calendário Escolar 2020

O calendário traz algumas novidades nas ações, que a partir de agora serão organizadas e padronizadas de forma sequencial.

O ano letivo de 2020 inicia em 03 de fevereiro em todas as escolas estaduais, terá 200 dias de atividades efetivas e só terminará em 29 de dezembro. Antes do início, nos dias 30 e 31 de janeiro, a Seduc realiza a Jornada Pedagógica. O material que subsidiará a jornada será fornecido pela própria secretaria com as evidências do fluxo de 2019. “As USEs e UREs receberão o currículo integrado com perfil de entrada e saída de cada aluno, o que permitirá avaliar que tipo de estudante queremos do início ao final do ano”, explica Ana Paula.

O calendário prevê, ainda, a realização de atividades estruturantes para Língua Portuguesa, Matemática e produção textual desde o ensino fundamental até o médio. Outras ações passam a constar no calendário, como, por exemplo, o Dia da Família na Escola, momento em que a direção da escola apresentará aos pais e responsáveis o calendário do trimestre e dizer o que cada unidade de ensino espera deles. “Os indicadores de educação mostram que quando a família é presente na escola os alunos apresentam melhor rendimento”, destaca a secretária. A data se repetirá pelo menos outras três vezes ao longo do ano.

Outras novidades também constam no próximo ano letivo. Entre elas, a realização de avaliações diagnósticas intercaladas com cada período avaliativo. A avaliação é uma espécie de simulado que avalia o andamento da aprendizagem do aluno desde o início do ano.

Calendário Escolar 2020 veja aqui:

PORTARIA nº 008 /2019 – GS

CALENDÁRIO ESCOLAR 2019

Calendário Escolar 2018

O ano letivo de 2018, para a maior parte das escolas da rede estadual de ensino, terá início no próximo dia 5 de fevereiro. Apenas um pequeno grupo de escolas, cerca de 20 em todo o Estado, terá o começo das aulas em 19 de fevereiro. Essas foram as escolas que aderiram parcial ou integralmente à greve dos professores, ocorrida no segundo semestre do ano passado, um número considerado bastante pequeno pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A perspectiva é de que, mantida a normalidade em 2018, no ano de 2019, haja apenas um calendário letivo para todo o Estado.

Confira abaixo os calendários: TIPO I - Início das aulas dia 05 de fevereiro

TIPO II - Início das aulas dia 19 de fevereiro