SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

BANCO DE PAUTAS

Provas do Processo Seletivo das Escolas Tecnológicas
Data: 20/03/2011 - Hora: 08:00

Data: 20/03/2011

Hora: 08:00

Local: Auditório da Escola Tecnológica Magalhães Barata.

Endereço: Travessa José Pio - Telégrafo.

Atendimento à imprensa às 09h.

Entrevistados: Luís Acácio Centeno - Diretor do Ensino Médio e Profissionalizante e Márcia Ribeiro- coordenadora das Escolas Tecnológicas.

Vinte e dois mil candidatos disputam no próximo domingo, 20, uma das seis mil vagas das Escolas Tecnológicas da rede estadual de ensino divididas em 39 cursos. Para terem acesso aos locais das provas, os candidatos deverão ter em mãos o cartão de inscrição e um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH). O cartão está disponível no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br) e deverá ser impresso pelo candidato até a zero hora do sábado, 19.

Além de dados pessoais, o cartão traz informações como local de prova, horário e o curso escolhido. Os portões serão abertos às 7 horas, com início das provas às 8h e término às 12h. O candidato não deve esquecer de levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta para a marcação do cartão resposta, assim como deverá chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Além da capital, que concentra o maior número de escolas, as provas acontecerão em outros nove municípios: Cametá, Abaetetuba, Itaituba, Marituba, Santa Izabel, Monte Alegre, Paragominas, Salvaterra e Tailândia. Os candidatos puderam se inscreveram em quatro modalidades: Integrada, para quem já concluiu o ensino fundamental, Proeja, formação para educação de jovens e adultos, Subsequente, para quem já concluiu o ensino médio e Especialização Técnica, para quem concluiu curso técnico em uma das áreas dos cursos ofertados.

Candidatos inscritos na modalidade Integrada e Proeja farão provas contendo 10 questões de português e 10 de matemática referente ao Ensino Fundamental. Para a modalidade subsequente são 10 questões de português e 10 de conhecimentos gerais, divididas nas disciplinas de história e geografia. Para candidatos da Especialização Técnica as provas possuem 15 questões de português e 15 de conteúdos específicos da área escolhida, ambos com conteúdo referente ao Ensino Médio.

Os cursos que apresentaram maior procura foram os de Técnico em Segurança do Trabalho com 7.361 candidatos inscritos e demanda de 184.02 candidato/vaga; Técnico em Informática com 4.778 inscritos e demanda de 59.72 candidato/vaga; Técnico em Enfermagem com 2.172 inscritos e 54.3 candidato/vaga; Técnico em Secretariado com 2.392 inscritos e 33.22 candidato/vaga e Técnico em Nutrição e Dietética com 2.324 inscritos e demanda de 29.05 candidato/vaga. As escolas mais procuradas da capital foram: Magalhães Barata, Anísio Teixeira e Francisco da Silva Nunes. No interior, as Escolas Tecnológicas de Abaetetuba e de Paragominas apresentaram maior demanda com os cursos de Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Mineração, respectivamente.

O gabarito oficial estará disponível para consultas na segunda-feira, 21, no site da Seduc. No dia 28 está previsto a divulgação do listão com os nomes dos aprovados. A matrícula será realizada diretamente nas escolas entre os dias 29 e 31 de março. No dia 4 de abril começa o ano letivo das Escolas Tecnológicas juntamente com as demais escolas da rede.

Texto: Fabianna Batista
Ascom/Seduc