SEDUC - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

ProEMI/Projeto Jovem de Futuro



PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/PROJETO JOVEM DE FUTURO

    O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio.
    O ProEMI foi instituído pela Portaria no. 971, de 09/10/2009 com o objetivo de provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos Sistemas de Ensino Estaduais e do Distrito Federal, fomentando propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea.
     A Secretaria de Estado de Educação do Pará aderiu ao ProEMI no mesmo ano de implantação com a participação de 34 escolas da região metropolitana as quais elaboraram o Plano de Ação Pedagógica (PAP) contendo os Projetos da experiência de inovação curricular conforme as diretrizes gerais do programa. Após a avaliação desta Secretaria foram disponibilizados recursos para, entre outras ações, melhoria das condições de trabalho docente e formação continuada, infraestrutura e recursos pedagógicos além de apoio a projetos de pesquisa e estudos relativos ao ensino médio e a juventude.
    Em 2011 a nova versão do ProEMI recebeu a adesão de 141 escolas do Pará espalhadas por diversos municípios de todo estado. O PAP foi substituído pelos Projetos de Reestruturação Curricular (PRC) os quais deveriam apresentar ações em diferentes formatos (disciplinas, oficinas, projetos interdisciplinares, aquisição de materiais e tecnologias do Guia de Tecnologias atualizado, dentre outros) e poderão incluir formação específica para os profissionais da educação envolvidos na execução das atividades. O conjunto de ações do PRC de cada escola contemplaria, no mínimo, os Macrocampos obrigatórios: Acompanhamento Pedagógico e Iniciação Científica e Pesquisa.
     Os recursos financeiros previstos são destinados ao desenvolvimento de propostas curriculares no ensino médio regular, na forma especificada nos PRC e deverão ser aprovados pelo Comitê Estadual do Programa. Para o ano de 2012 chegam à ordem de R$ 9.062.000,00. recursos esses garantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.
     Juntamente com o ProEMI encontra-se o Projeto Jovem de Futuro, configura-se nesta ação conjunta MEC, Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação do Pará tem como objetivos aumentar o desempenho escolar dos estudantes e diminuir os índices de evasão por meio de uma nova forma de gestão: a Gestão para Resultados. Além disso adota o uso de metodologias para melhorar a proficiência dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.
     A meta é para melhorar substancialmente seu desempenho no período de três anos (duração do Ensino Médio). Com efeito, as escolas participantes do PJF recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados.
     O PJF visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio. Participam do ProEMI/PJF 132 escolas da rede estadual de educação espalhadas , as quais representam o CICLO 1/ ano base 2012.

APRESENTAÇÃO SIPAV - CLIQUE AQUI

Acompanhe a estrutura de transferência dessa tecnologia educacional no campo Downloads:
Links
 
Downloads