SEDUC - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


DESTAQUES

Matrícula
19/01/2011 16:26:00
Rede estadual ainda oferece mais de 200 mil novas vagas

Mais de 200 mil vagas para o ensino regular, distribuídas em todo o Estado, ainda faltam ser preenchidas. O processo de pré-matrícula para alunos que desejam ingressar em uma das escolas da rede, que iniciou no dia 13 e segue até o dia 20 de fevereiro, já conta com mais de 73 mil pré-matriculados. As escolas que oferecem a maior quantidade de vagas a serem preenchidas são as de Belém, com mais de 70 mil, e Marabá, com 13 mil.

O diretor de Tecnologia da Seduc, Júlio Oliveira, explica que são realizadas em torno de 17 matrículas por minuto. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estabeleceu um cadastro de reserva para a Educação Tecnológica, que já conta com mais de 20 mil pré-matriculados, para as 6 mil vagas ofertadas.

O estudante Patrício Augusto Soares Ramalho, com 21 anos de idade, está no cadastro de reserva. Ele conta que desde 2006, quando terminou o ensino Médio, busca uma profissão que lhe traga bons rendimentos e agora espera a desistência de algum candidato para ingressar no Curso de Segurança do Trabalho, na Escola Tecnológica Magalhães Barata.

EJA - Quem não teve acesso à escola ou precisou abandonar os estudos também pode garantir uma vaga na Rede Estadual. O processo de pré-matrícula para ensino regular também contempla a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, para 2011, disponibiliza 54 506 vagas para estudantes com idade a partir de 15 anos, garantindo o acesso aos ensinos fundamental, médio e profissional para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar.

Em 2010, a Rede Estadual matriculou 109 267 na Educação de Jovens e Adultos. Para o ano letivo de 2011, a Seduc abriu 26 mil novas vagas para EJA Fundamental, aproximadamente 27 mil para o Médio, e 1,1 mil para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional, com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja).

A EJA é ofertada em forma de etapas. As 1ª e 2ª etapas equivalem, com duração mínima de dois anos, aos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 5ª série). A primeira etapa assegura ao aluno o processo de alfabetização. As 3ª e 4ª etapas, também com duração mínima de dois anos, equivalem aos anos finais do ensino fundamental de 9 anos (de 5ª a 9ª série). O ensino médio é ofertado na forma de 1ª e 2ª etapa, as quais equivalem aos três anos desse nível de escolaridade. Para acessar a 1ª etapa da EJA Fundamental, o aluno precisar ter idade mínima de 15 anos, e 18 anos completos, para ingressar na 1ª etapa da EJA de nível médio.

O período de pré-matrícula foi aberto no último dia 13 e segue até o dia 20 de fevereiro, no portal da Seduc (www.seduc.pa.gov.br) e por meio do número 0800 2800078, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. A confirmação de matrícula da Educação de Jovens e Adultos será realizada por etapas e separadamente: no dia 22 de fevereiro, será confirmação de matrícula da 1ª a 4ª etapa da EJA fundamental; dia 23 de fevereiro, a confirmação da 1ª etapa EJA médio; 24 de fevereiro, confirmação das 1ª e 2ª etapas EJA médio.

Texto: Ascom/Seduc
Fotos: Fábio Costa
Ascom/Seduc

Foto Destaque

Foto Destaque

Links
 
Downloads