SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS


Escolas estaduais celebram o Dia da Raça
04/09/2009 12:23:00
Estudantes de 32 escolas das Rede Pública de Ensino e da Rede Particular celebram, amanhã, 05, o Dia da Raça. O tradicional Desfile Escolar acontecerá na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica, a partir das 8 horas. Este é o ponto alto da programação da Semana da Pátria que teve início na quarta-feira, 2, com o desfile escolar nos bairros de Belém e da Região Metropolitana. A programação inclui caminhadas cívicas, passeio ciclístico e feira cultural em algumas escolas e encerra com a Corrida da Independência, no dia 7, a partir das 16 horas, também na Aldeia Amazônica.

O desfile do Dia da Raça deste ano será aberto pela Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros, seguida pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e a escola em regime do Convênio Lourenço Filho. Também participam do desfile , alunos da escola particular de ensino fundamental e médio Ágape e músicos da Associação Louvar-te, que inclui membros de diversas igrejas evangélicas do Estado. A banda da Polícia Militar do Pará faz a abertura oficial do evento.

A escola estadual Paes de Carvalho encerra o desfile escolar do Dia da Raça. Já no dia 07, também na Aldeia Amazônica, a partir das 8h da manhã, acontecerá o Desfile das Forças Armadas.

O professor Raimundo da Gama Pena, coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), informa que este ano as escolas receberam a orientação de limitar em 300 o número de participantes no desfile. No ano passado, algumas escolas levaram para a avenida até 1.000 alunos. Este ano, a Secretaria quer evitar ao máximo as aglomerações para prevenir uma possível proliferação do vírus H1N1. A Seduc e a Sespa continuam mantendo reuniões de trabalho para repassar orientações às escolas sobre a prevenção à gripe suína.

Durante esta semana, o professor Pena se reúne novamente com equipes da Sespa e, em seguida, com a Polícia Militar (PM) para discutir o esquema de segurança do desfile, tanto nos dias 5 e 7, quanto nos desfiles dos bairros.

De acordo com o professor, por medida de segurança, a Polícia Militar não permitirá o acesso as arquibancadas de alunos portando mochilas. Outra medida será a divisão das arquibandas cobertas, localizadas em frente aos camarote para as torcidas da escolas escolas Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) e Paes de Carvalho.

Os festejos da Semana da Pátria são promovidos pelo Governo do Estado do Pará, por meio do Cerimonial da Governadoria, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), com a participação da Marinha do Brasil.

Acompanhe a ordem do desfile:

ORDEM DO DESFILE ESCOLAR – 2009
BANDA DA PM
1
PROJETO ESCOLA DA VIDA – DO CORPO DE BOMBEIROS
2
ERC LOURENÇO FILHO
3
APAE
4
INSTITUTO ESTADUAL CARLOS GOMES
5

ERC CLUBE DE MÃES SANTA RITA DE CÁSSIA

6
EEEFM VILHENA ALVES
7

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – REGIÃO DO PARÁ

8
NOVA ERA KOTEKITAI
9
E. MUNICIPAL GERALDO MANSO PALMEIRA
10
INSTITUTO EDUCACIONAL VERA LÚCIA
11
EEEFM AUGUSTO MEIRA
12

EMBAIXADA DE SAMBA IMPÉRIO PEDREIRENSE

13
COLÉGIO ESTADUAL SANTA MARIA DE BELÉM
14

EEEFM ALDEBARO KLAUTAU

15
EEEF FRANCISCO PAULO MENDES
16
EEEF PAULINO DE BRITO
17
FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL
18
EEEM AVERTANO ROCHA
19

EEEFM DEODORO DE MENDONÇA

20

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL GETÚLIO VARGAS

21
ÁGAPE
22

EEEF MONSENHOR AZEVEDO

23
EEEFM RENATO PINHEIRO CONDURU
24
LOUVARTE
25
EEEFM VISCONDE DE SOUZA FRANCO
26
SOCIEDADE CULTURAL DO PARÁ PROFº LUIZ OTÁVIO CARDOSO DOS SANTOS
27
EEEFM TEODORA BENTES
28

E. MUNICIPAL AVERTANO ROCHA

29

EEEFM LAURO SODRÉ

30
EEEM MAGALHÃES BARATA
31

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO PARA - IEEP

32
COLÉGIO ESTADUAL PAES DE CARVALHO
Links
 
Downloads