SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


DESTAQUES

Mostra de Dança
04/12/2011 21:37:00

Alunos da rede pública apresentam talento na dança

Antes do horário previsto para o início da IX Mostra de Dança dos alunos da rede estadual de ensino que aconteceu neste sábado, 03, no teatro Margarida Schivasappa, as mães e responsáveis já aguardavam ansiosos para entrar nas dependências do teatro e assistir apresentação das escolas. A Mostra é uma iniciativa da Secretaria Especial de Promoção Social; Secretaria de Estado de Educação Estado ( Seduc), através do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).

A realização do evento é a culminância de todo trabalho dos professores de educação física que trabalham com treinamento desportivo nas escolas, esclareceu a gerente do NEL, Ana Glória Guerreiro.

“É o meu sonho sendo realizado por meio da minha filha”, orgulha-se Lizandra Oliveira de Freitas, mãe da aluna Mariane Oliveira, da Escola “ Brigadeiro Fontenelle”, localizada no bairro da Terra Firme, integrante da turma de balé clássico do projeto Pólo Esportivo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Talento - No projeto, segundo Elene Pinheiro, professora de educação física do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), cerca de 160 alunos fazem parte das turmas de balé clássico há três anos. O talento para dança destas crianças tem sido reconhecido e alcançado bons resultados, como o das alunas Aline Ayane; Verônica Daniele; Yasmim Braga, Paula Cohen e Lais Freitas, que foram selecionadas para o curso de verão de duas semanas em julho de 2012 na Maiami City Bale School.

Outra demonstração de que os talentos estão em alta na escola pública vem da escola em regime de convênio com a Seduc, “Instituto Bom Pastor”, onde estuda Bianca Palheta, 15 anos da 8ª série, selecionada para a escola de teatro Bolshoi. Ela participou da audição em Santa Catarina concorrendo com mais de 400 candidatos do Brasil e do exterior. No teste, apenas nove candidatos foram selecionados. “Desde criança ela tem a linha do balé clássico”, pontua a professora Edith Marque.

O resultado de todo este esforço e das muitas horas de exercício, se traduz na mudança de endereço que Bianca terá a partir de janeiro de 2012. Ela passará a morar em Joinville para aprimorar os conhecimentos sobre a dança.

Aos 15 anos, o conhecimento de Bianca Palheta sobre o balé já está sendo dividido com outros jovens e adolescentes que participam do Pro-Paz do Campus III, da Universidade Federal do Pará (UFPa). Ela admite que no início houve rejeição, por parte dos meninos, com as aulas de balé, mas, já percebe uma mudança de comportamento sobre a dança.

Texto: Izabel Cunha
Fotos: Rai Pontes
Ascom-Seduc

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Links
 
Downloads