SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


DESTAQUES

Pacto pela Educação
30/01/2013 18:02:00
Gestores da Seduc participam de apresentação do Pacto pela Educação do Pará

Mais um passo para a melhoria da qualidade da educação foi dado na manhã desta quarta feira, 30, com a apresentação aos gestores das Unidades “Seduc na Escola” (USE's) e das Unidades Regionais de Educação (URE's) do Pacto pela Educação do Pará pelo secretário de estado de educação, professor Cláudio Ribeiro, e a diretora do Instituto Synergos no Brasil, Wanda Engel.

O Pacto é um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil (fundações/ONG's e demais organizações sociais), da iniciativa privada e de organismos internacionais (BID), liderado pelo Governo do Estado do Pará, em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade da Educação no Estado do Pará.

Abrindo a apresentação, o secretário falou da importância de pactuar com a sociedade as melhorias na área da educação. “A sociedade precisa se apropriar do equipamento social que é a escola, porque as mudanças na educação são de médio e longo prazo, portanto, as políticas públicas voltadas para a melhoria dos índices educacionais precisam ser de estado e não de governos, daí a importância do engajamento social na elaboração das mesmas”, destacou o secretário pedindo engajamento, dedicação e participação de todos os profissionais da área da educação.

A diretora do Instituto Synergos disse que a educação é a base para o pleno desenvolvimento de uma sociedade. “Então o Pacto visa promover uma junção de esforços para promover o apoio que os educadores necessitam para que desempenhem o seu papel da melhor maneira possível e que a educação do Pará seja referência nacional na transformação da qualidade da educação básica pública”, ressaltou Wanda, enquanto apresentava as ações do Pacto aos gestores.

Para a gestora da 18ª Unidade Seduc na Escola (18ª USE), Francisca Reis, o Pacto só vem contribuir para a valorização da educação em toda a sua essência. “Esta iniciativa confirma a preocupação e o compromisso da atual gestão com a educação, assim como, com a valorização de todos os envolvidos nesta área”, avaliou a gestora.

Dia D - Os gestores também participaram de uma reunião de trabalho para a elaboração do “Dia do Pacto pela Educação na Escola”, marcado para o dia 18 de maio, após o lançamento oficial do Pacto, no dia 26 de março. De acordo com Vanderson Berbat, do Synergos, o “Dia do Pacto” será uma ação de mobilização da comunidade escolar e do entorno. “Promoveremos uma competição solidária de mobilização com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na melhoria do ambiente físico e das relações humanas na escola”, explicou.

Neste dia, todas as escolas da rede estadual de ensino estarão envolvidas em uma ação, previamente planejada, de melhoria das condições sócio ambientais da escola. A competição será promovida pela Seduc, entre as escolas da Rede, por meio da postagem de um vídeo de registro do evento, de no máximo 7 minutos, no canal do You Tube do Pacto. A escola que tiver o vídeo mais curtido em cada uma das URE's e USE's será premiada.


Texto: Danielly Gomes
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Foto Destaque

Links
 
Downloads