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Formação técnica
23/06/2010 15:55:00
Seminário discute Ensino Profissionalizante

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação, promoveu o III Seminário de consolidação das políticas educacionais integrado à educação profissional. O evento ocorreu no Parque dos Igarapés e contou com a participação de alunos e professores da Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (Eetepa).

Os estudantes da Eetepa, em Icoaraci, participaram do Seminário e promoveram exposição de trabalhos de artesanatos, objetos em crochê e artefatos. O evento teve como objetivo consolidar a concepção de Ensino Médio integrado à educação profissional.

A técnica do MEC, Katienne Holanda, ressalta a importância do evento para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ensino profissionalizante: “Este seminário tem a função de discutir a formação técnica profissionalizante de forma qualitativa, através do programa, Brasil Profissionalizado”, afirma a técnica do MEC.

No próximo ano, o programa tem como meta atender mais de 1.000 escolas em todo o território nacional. A estudante do último ano de artesanato da Escola Tecnológica de Icoaraci, Eliane Tapajós, 47, expôs trabalhos junto com outros estudantes: “Esse evento está estabelecendo contatos, através da experiência teórica da rede, sempre socializando e mostrando que a escola está nos capacitando e hoje nós já temos uma visão empreendedora de produzir esses materiais e expandir a cultura paraense”, falou a aluna.

De acordo com a coordenadora do curso de Artesanato da Escola, o curso criou nos estudantes uma visão de perspectiva em relação ao mercado de trabalho. “Nossos alunos pensavam que o curso era feito somente para a produção de objetos de crochê, bonequinhas de pano e outros utensílios. Hoje eles já sabem desenhar, pintar e já desenvolveram um olhar de empreendedores e os materiais produzidos por eles servem como divulgação da cultura paraense. A programação do seminário se estendeu durante todo o dia para discutir políticas públicas voltadas para o ensino profissionalizante.

Texto: Giovane Silva (estagiário)
Ascom/Seduc

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