SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS


Supletivo 2009
29/09/2009 12:24:00
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Estudos Supletivos Professor “Luiz Otávio Pereira” (CES), antigo Departamento de Ensino Supletivo (Desu), deu início neste segundo semestre, aos Exames de Suplência de massa 2009, nas diversas regiões do Estado. O período de inscrições e as datas das provas variam de acordo com cada região. Os exames serão promovidos nas seguintes mesorregiões: Região Metropolitana de Belém, Sudeste Paraense, Nordeste Paraense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Marajó, Belém (Capital).

Exame de suplência - O Centro de Estudos Supletivos Professor “Luiz Otávio Pereira” (CES) oferta diferentes metodologias para aqueles quem busca a Educação de Jovens e Adultos (EJA): educação semi-presencial à distância, por meio de módulos Ensino Fundamental Personalizado Semi-presencial na Modalidade Jovens e Adultos, Ensino Médio Personalizado Semi-presencial na Modalidade Jovens e Adultos, e Etapas de EJA Médio Regular. Os Exames favorecem àqueles que não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio, possibilitando a sua certificação e inclusão no mercado de trabalho.

“Educando para a liberdade” - Por meio de uma parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), a Seduc desenvolve o projeto “Educando para a Liberdade”. Trata-se de são ações educacionais para adultos em situação de cárcere do Sistema Penitenciário. A educação no sistema prisional possibilita um passo importante na reintegração do interno, cabendo aos governos a viabilidade dessa política.

Ensino Personalizado semipresencial Fundamental e Médio - Oferece aos educandos a possibilidade de ser atendido individualmente, em todas as disciplinas – dos níveis Fundamental (2º seguimento) e Médio – que compõem a Base Nacional Comum, por uma equipe de professores que, em plantão permanente, realizam atendimento aos alunos A metodologia se desenvolve de forma presencial e semipresencial, com material pedagógico próprio, mantendo orientação e avaliação no processo. O curso conta, até o momento, com cerca de mil alunos matriculados.

Exames de Suplência Permanentes


Banca Permanente - Atende jovens e adultos a partir de 15 anos para o nível Fundamental e a partir de 18 anos para o nível Médio que necessitam concluir seus estudos em dependência de até três disciplinas do Ensino Fundamental e até quatro disciplinas do Ensino Médio. São atendidos, uma média 2.700 candidatos por mês, obtendo um percentual de aprovação de 85%.

Exame de Massa - São provas que acontecem nas mesorregiões com datas para inscrições e efetivação dos exames que abrangem todas as áreas de conhecimento, com data prévia em que possibilita ao candidato concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Os Exames na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são realizados semestralmente, oportunizando aos candidatos inscrição nas disciplinas da Base Nacional Comum em cada exame semestral.

É importante destacar que os exames, termo de referência e edital são elaborados pelos: técnicos da EJA, responsáveis por essa ação e encaminhados para procedimentos legais. O edital encontra-se publicado no site da SEDUC para conhecimento das pessoas interessadas.

O Exame acontece por Mesorregião com períodos diferenciados, considerando o período de inscrição, realização do Exame e resultado dos exames após 45 dias úteis a contar do último dia de prova.

Mesorregiões


Baixo Amazonas e Município de Ananindeua: Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, e Santarém

Sudoeste Paraense: Altamira, Itaituba, Novo Progresso, Pacajá, Rurópolis e Uruará

Marajó: Afuá, Anajás, Breves, Gurupá, Portel, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure

Sudeste Paraense: Água Azul do Norte, Goianésia do Pará, Itupiranga, Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Novo Repartimento, Paragominas, Parauapebas, Redenção, São Félix do Xingu, Tucumã, Tucuruí, Xinguara e São Geraldo do Araguaia

Nordeste Paraense: Abaetetuba, Bragança, Cametá, Capanema, Irituia, Mãe do Rio, Maracanã, São Domingos do Capim, São Miguel do Guamá, Tailândia, Capitão Poço, Igarapé Açu, Nova Timboteua, Salinópolis, Tomé Açu, Vigia de Nazaré e Viseu

Belém : Belém, Barcarena, Bujarú, Castanhal, Santa Isabel e Benevides



E X A M E 2 0 0 9


* Mesorregiões: Belém e Sudeste Paraense.

(Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Castanhal e Santa Izabel do Pará).

(Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Marabá, Novo Repartimento, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Tucuruí e Xinguara).

Período de Inscrição: 12 a 18 de agosto de 2009 (exceto sábado e domingo).

Período de Confirmação : 02 a 05 de setembro de 2009 (inclusive sábado)

Realização do Exame: 19, 20 e 21 de setembro de 2009

Horário: 19h às 23h (sábado e segunda-feira)

8h às 12h (domingo)

Resultado: 45 dias úteis após a realização da ultima prova.

Mesorregiões: Nordeste Paraense e Baixo Amazonas.

(Abaetetuba, Bragança, Cametá, Capanema, Igarapé Açu, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Maracanã, Nova Timboteua, Peixe Boi, Salinópolis, São Domingos do Capim,, São Miguel do Guamá, Tailândia, Tomé Açu e Vigia de Nazaré) (Monte Alegre, Monte Dourado, Óbidos, Oriximiná, Santarém e Terra Santa).

Período de Inscrição: 10 a 15 de setembro de 2009 (exceto sábado e domingo)

Período de Confirmação: 01 a 07 de outubro de 2009

Realização do Exame: 24, 25 e 26 de outubro de 2009

Horário: 19h às 23h (sábado e segunda-feira)

08h às 12h (domingo)

Resultado: 45 dias úteis após a realização da ultima prova.

Mesorregiões: Sudoeste Paraense e Marajó.

(Altamira, Itaituba, Pacajá, Rurópolis, Senador José Porfírio e Uruará)

(Afuá, Anajás, Breves, Gurupá, Portel, São Sebastião da Boa Vista e Soure).

Período de Inscrição: 01 a 07 de outubro de 2009 (exceto sábado e domingo)

Período de Confirmação: 27 a 30 de outubro de 2009

Realização do Exame: 14, 15 e 16 de novembro de 2009

Horário: 19h às 23h (sábado e segunda-feira)

08h às12h (domingo).

Resultado: 45 dias úteis após a realização da ultima prova.

Belém (Capital)

Período de Inscrição: 01 a 09 de outubro de 2009 (inclusive sábado e domingo)

Período de Confirmação: 26 a 30 de outubro de 2009

Realização do Exame: 14, 15 e 16 de novembro de 2009

Horário: 19h às 23h (sábado e segunda-feira)

08h às 12h (domingo).

Resultado: 45 dias úteis após a realização da ultima prova.
Links
 
Downloads