Cadernos de atividades reforçam estudos em casa

09/05/2020 18h11 - Autor: Lucas Rocha e Leidemar Oliveira (Ascom) 5150 visualizações
Foto: Cadernos de atividades reforçam estudos em casa
Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem buscado diversas formas para manter os alunos estudando em casa durante a pandemia do novo coronavírus. No caso das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a preocupação tem sido em adotar alternativas adequadas que proporcionem o aprendizado nessa fase de alfabetização. Por meio do projeto Alfaletra Pará, elaborado pela Seduc, os alunos da rede estadual tem recebido, desde o início da pandemia, os cadernos de atividades com foco na escrita e leitura.

O Alfaletra Pará tem como objetivo criar boas práticas de ensino e com mecanismos metodológicos que superem os desafios no processo de alfabetização na rede estadual de ensino. Aproveitando a entrega dos cartões do vale-alimentação escolar, a Seduc entregou a cada família que recebeu o auxílio, as atividades impressas para casa que são realizadas pelos alunos com o acompanhamento dos pais. A coordenadora do Ensino Fundamental da Seduc, Lucidea Santos explica que os compêndios de atividades são voltados aos alunos do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental, em processo de alfabetização, compostos de orientações e tarefas elaboradas pelos professores. Cada USE (Unidade Seduc na Escola) compôs o seu.

Caderno de Atividades de USE 8 auxiliam estudos em casa

Além disso, a Seduc também disponibiliza os Cadernos de Atividades semanais para os alunos do 4o e 5o anos produzidos pelos professores e os Cadernos de Atividades Estruturantes de Língua Portuguesa e Matemática voltados aos alunos do 1o ao 9o ano. Trata-se de bateria de questões semanais visando nivelamentos e revisões compostos a partir das Diretrizes de Perfil de Saída e Entrada de acordo com o ano escolar. Todos esses exercícios estão à disposição das escolas no Portal Educa Pará da Seduc para serem baixados. “Com este conjunto de atividade destinado ao ensino remoto atende-se tanto aos que têm acesso a televisor e internet, quanto aos que somente podem estudar por meios impressos”, explica.

Escolas incentivam atividades

Na Escola Padre Jósimo Tavares, em Benevides, os alunos já estão realizando as atividades. A escola realiza o acompanhamento pelo whatsapp e pelo aplicativo. Os professores fazem as orientações e tiram as dúvidas dos alunos, dando continuidade à alfabetização. Gabriella Cavalcante de 8 anos é estudante da escola, está na fase de alfabetização, a sua mãe de Gabriella conta que ficou preocupada quando foram paralisadas as aulas e, não sabia o que fazer para dar continuidade aos estudos da filha. “Eu achei o acompanhamento remoto bom para o desenvolvimento da Gabriella, tenho feito as atividades todos os dias com ela”, comenta a mãe Valdiria Gonzaga.

Aluno da Escola Padre Jósimo Tavares concentrado nas atividades para casa

Nas escolas da USE 8, em Belém, as atividades já foram entregues e cada escola monitora os seus alunos. Além das atividades do Alfaletra Pará, as escolas também adaptaram os projetos da sala de aula para a sala da casa dos alunos. Um deles é o sacola da quarentena, em que a escola envia o livro para que o aluno e leia e conte à família o que interpretou da leitura. As atividades também incluem exercícios que estimulam leitura e escrita. Esse incentivo às URES e às USES nos acompanhamentos e monitoramento dos alunos é para que não haja riscos de abandonos. “Serão mantidas essas orientações para o ensino fundamental, assim como o incentivo à produção e aplicação de Fichas Didáticas orientando alunos, por meio de roteiros de estudos, quanto a utilização de seus Livros Didáticos garantindo-lhes feedback que variará conforme cada realidade”. explica a coordenadora de ensino fundamental Lucidea Santos.