Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Projeto Santa Casa nas Escolas planeja retorno presencial

02/05/2022 12h58 - Autor: Etiene Andrade (Ascom - Santa Casa) 569 visualizações
Foto: Projeto Santa Casa nas Escolas planeja retorno presencial
Projeto Santa Casa nas Escolas planeja retorno presencial

Suspensa por causa da pandemia, a iniciativa envolve alunos da rede pública de ensino e se prepara para voltar com as aulas

Iniciado no fim de 2019, o projeto Santa Casa nas Escolas, desenvolvido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) ficou paralisado em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19, que fechou escolas e exigiu dos órgãos de saúde um esforço redobrado e voltado exclusivamente para a assistência em saúde, durante o período mais grave da pandemia.

Alunos do Deodoro de Mendonça (foto de arquivo) Foto: Divulgação

Agora em 2022, com a volta das aulas presenciais nas escolas públicas do Estado, o projeto também será retomado, afirma a vice coordenadora do Mestrado da Santa Casa, Creusa Barbosa, que é doutora em educação e também integra a equipe idealizadora do projeto.

“O Santa Casa nas escolas voltará ainda neste primeiro semestre a desenvolver as atividades presenciais nas escolas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de estudantes, professores e servidores da educação, além de pais e responsáveis através de ações como oficinas, palestras, orientações e gincanas sobre temas da área da saúde propostos pela escola” afirma a Creusa. 

Treinamento do projeto (foto de arquivo) Foto: Divulgação

O projeto também tem como objetivo treinar a comunidade escolar em ações de prevenção e cuidado em saúde, criando facilitadores para a comunidade escolar. Para a execução desse trabalho, a Santa Casa conta com um grupo de servidores, residentes, estagiários, mestrandos e egressos do Programa de Pós Graduação em Gestão e Saúde na Amazônia PPGGSA, que planejam e executam as atividades de acordo com o cronograma das escolas. Nesta etapa de retomada, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022, serão priorizadas escolas da Unidade Seduc na Escola (USE04) como as escolas Augusto Meira, Barão do Rio Branco, Ulisses Guimarães e Deodoro de Mendonça, onde o projeto foi iniciado em 2019 e onde professores servidores e alunos já aguardam o retorno com ansiedade, afirma vice diretora do turno da manhã da escola, Silvana Almeida. 

“Quando o projeto esteve na escola, em 2019, ele envolveu muito os alunos que ficaram interessados em aprender sobre os primeiros socorros, por já terem presenciado situações na própria escola, de engasgos e quedas em que não souberam como agir, mas que a partir da ida do projeto eles puderam ter orientações e até treinamento sobre como realizar esse socorro. E agora nesse novo momento de retornar, nos deixa muito ansiosos para dar essa sequência pois a gente sabe da necessidade desse tipo informação e também dos demais temas que estão colocados no projeto”, explica a Silvana Almeida.

Além das noções de primeiros socorros, presentes no tema Suporte Básico de Vida; o projeto também abordará temas como a Gestão da Alimentação Saudável para Prevenção e Controle  de Doenças;a Gestão do Auto cuidado para prevenção de doenças; a Auto gestão no pré-natal e a Prevenção da Gravidez.

O Projeto Santa Casa nas Escolas é desenvolvido pela Santa Casa, por meio da Diretoria de Ensino da FSCMP, juntamente com a pós-graduação, programas de residência em saúde e Programa de mestrado Profissional em Gestão e Saúde na Amazônia da FSCMP, e a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).