Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos enxergam crescimento no esporte através dos Jogos Estudantis Paraenses

20/06/2022 12h00 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 762 visualizações
Foto: Alunos enxergam crescimento no esporte através dos Jogos Estudantis Paraenses
Alunos enxergam crescimento no esporte através dos Jogos Estudantis Paraenses

Mais uma etapa da competição inicia nesta sexta-feira (17), desta vez em Parauapebas, região sudeste paraense”  

De 17 e 19 de junho, o município de Parauapebas recebe a Etapa Carajás do 64º Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), que busca contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentando a prática desportiva e ajudando a definir os representantes paraenses nos torneios escolares nacionais.

Nesta fase, são esperados estudantes-atletas dos municípios de Curionópolis, Itupiranga, Marabá, Pacajá, além da cidade-sede, Parauapebas, que vão competir nas modalidades futsal, vôlei de praia, handebol, voleibol, futebol de campo e basquetebol. A secretária de Estado de Educação, Elieth Fátima Braga, ressalta que para muitos adolescentes, os JEPs 2022 serão a primeira oportunidade para mostrar suas habilidades, o que reforça a importância de aliar a educação e o esporte como instrumentos de transformação social.

Fabiano Lima 

Um deles é o estudante-atleta Fabiano Lima, de 16 anos, que frequenta a Escola Estadual Albertina Barreiros, em Itupiranga, e vai competir na modalidade futebol de campo. Para ele, o esporte ensina a pessoa a ter boas maneiras, respeito e focar nos seus objetivos. “Essa  oportunidade é uma ajuda e tanto para vários jovens que pensam ter um futuro no futebol, no vôlei ou em outras modalidades. É a minha primeira vez no JEPs, viemos para ganhar, vamos dar o nosso máximo e tentar sair com a vitória daqui”, relata.

Enzo Gustavo

Já para o aluno Enzo Gustavo, esta é uma grande oportunidade para mostrar o seu potencial e está confiante em conquistar bons resultados na competição. “Estou muito feliz e honrado por estar em Parauapebas. A gente se deslocou lá de Itupiranga, até aqui, e a nossa expectativa é que a gente consiga bons resultados, até porque Itupiranga sempre teve a tradição em ter bons jogadores e espero que a gente possa fazer uma boas partidas e possamos sair vitoriosos”, ressaltou o estudante.

INCENTIVO

“Nós sabemos o quanto o esporte, aliado à educação, é um instrumento de transformação. É uma alegria muito grande estar recebendo as delegações de outras localidades em Parauapebas, neste que é um belíssimo evento do Governo do Estado. Nós, enquanto cidade-sede, temos uma boa estrutura e a satisfação de receber essas delegações aqui, para os JEPs 2022, que com certeza são de plena integração entre os municípios da Região de Carajás”, afirmou o secretário municipal de Educação, José Leal.

José Leal

O coordenador geral do NEL, Cristiano Gomes, destacou que o incentivo à prática esportiva é fundamental para o processo de formação de cada cidadão. “É da escola que se identifica vários talentos paralímpicos e olímpicos. Neste sentido, este evento é muito importante para a comunidade estudantil, visto que nós estamos saindo de um período pandêmico, resgatando essa tradicional competição. Os JEPs prezam pelo esporte educacional, porque além do desporto, o aluno aprende a respeitar o próximo, consegue aprender durante os jogos muitas coisas que eles irão colocar em prática no seu dia a dia, dentro e fora da escola”, enfatiza o dirigente.