Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Núcleo Tecnológico Educacional da Seduc lança rádio web escola, em Belém

27/06/2022 11h28 - Autor: Texto de Maria Rita com supervisão de Evaldo Júnior (Ascom/Seduc) 871 visualizações
Foto: Núcleo Tecnológico Educacional da Seduc lança rádio web escola, em Belém
Núcleo Tecnológico Educacional da Seduc lança rádio web escola, em Belém

Como forma de divulgar ainda mais as atividades realizadas pelos alunos da Secretaria de Estado de Educação, mais uma ferramenta pedagógica foi colocada à disposição da comunidade escolar. Nesta sexta-feira (24), ocorreu a inauguração da rádio escola Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), na escola Estadual Cordeiro de Farias, em Belém. O evento contou com a presença da equipe de coordenação da rádio, formada pela comunidade escolar do NTE. 

"Há um empoderamento porque o aluno ganha a voz dentro da escola e ele se torna protagonista do seu próprio aprendizado, uma vez que ele vai produzir programas de cunho educativo das mais diversas áreas do conhecimento. Pode ser de matemática, de geografia ou tudo ao mesmo tempo", afirmou o integrante da equipe NTE, professor e doutor Benedito Fialho Machado.

A estudante do segundo ano do ensino médio, Maria Eduarda Conceição Portugal, faz parte da equipe que está fazendo a implementação do projeto. Ela afirma já ter aprendido bastante só com alguns dias de oficinas. "Eu aprendi muita coisa e também é um meio que eu queria entrar porque quero ser jornalista Então eu já aprendi já é o início. Além de ajudar na oralidade, vai ajudar a ser mais informado e eu tenho certeza que essa comunicação vai chamar muita gente, vai chamar muitos alunos que não se interessam tanto pelo assunto, além de ajudar muito a escola" disse Maria Eduarda.

Livro sobre o projeto, da profª e jornalista Vânia de Castro

Literatura - O evento de inauguração se tornou palco do lançamento do livro, escrito pela professora e jornalista Vânia de Castro, “Rádio Escola: uma mídia educativa no Pará” e conta toda a trajetória do projeto da rádio escola NTE em Belém, que começou há 11 anos. Professor doutor Benedito Fialho Machado, mais conhecido como Dito Neto, o nome artístico na rádio, é professor e radialista do NTE Belém e trabalha especificamente com o projeto Rádio Escola.

"Esse livro é uma coletânea que eu fiz ao longo desse do tempo em que nós criamos o Rádio Escola, em 2010. Eu senti uma grande necessidade de termos um material didático e me via desesperada me perguntando o que é que eu vou dar para esses meninos? E eu passava a minha experiência falando mesmo, mas as pessoas queriam alguma coisa escrita e eu em casa, no computador digitava uma coisa aqui sobre locução, por exemplo, sobre reportagem e fui escrevendo, escrevendo até que por um conselho de um amigo, também jornalista, decidi escrever o livro", explicou a professora.

Segundo ela, o conhecimento tem que ser dividido. Então por meio do livro ela busca passar o seu conhecimento aos seus alunos e a outras pessoas que se interessem pelo assunto. Além da história do projeto, o livro traz dicas de como utilizar o rádio como uma ferramenta pedagógica.