27/01/2023 12h43 - Autor: Marcelo Júnior (SEDUC) 4737 visualizações
Foto: Seduc recebe prefeitos para garantir oferta de merenda e transporte escolar no ano letivo de 2023
Seduc recebe prefeitos para garantir oferta de merenda e transporte escolar no ano letivo de 2023 (Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc)

A oferta de merenda de qualidade e de transporte escolar são serviços essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes. Para ouvir a demanda e dialogar sobre elas, o Secretário de Educacão do Pará, Rossieli Soares, recebeu esta semana, prefeitos de diversas regiões para discutir a situação da oferta dos serviços nas redes de ensino nos municípios.

Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, cerca de 58,7% da população brasileira apresenta algum nível de insegurança alimentar. Seja leve, moderado ou grave, a incerteza ou falta completa do que comer em casa impacta diretamente no aprendizado dos alunos, já que, com o desconforto da fome, a atenção durante as aulas é drasticamente reduzida. Outro agravante é o abandono e a evasão escolar de alunos que precisam optar pelo trabalho na tentativa de mudar suas realidades.

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

"Nos reunimos com os prefeitos porque entendemos que a ausência de merenda adequada e de transporte escolar é um agravante também para o município. Integrando a rede estadual ou municipal, nossos alunos nasceram e impactam a realidade e economia local. Trabalhar em parceria com as prefeituras é de interesse mútuo já que potencializa nossas ações e, acima de tudo, garante que os alunos do Pará, sem qualquer distinção, tenham melhores condições", afirma o secretário da Educação do Estado do Pará, Rossieli Soares.

Os encontros ainda pautaram demandas por transporte escolar, já que as questões socioambientais e geográficas características das regiões do Pará são um forte desafio na oferta do serviço. A parceria com as prefeituras, então, possibilita uma melhor leitura das realidades de cada município e região. O prefeito de Novo Progresso, Gelson Dill, retorna ao município empolgado para os próximos passos a serem seguidos. "A construção de uma parceria com o Estado permite atendermos melhor nossa população, estamos nos esforçando para oferecer um serviço de melhor qualidade para que o aprendizado seja cada vez melhor", conclui o prefeito, que na ocasião também representou a Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônicas Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará e o Consórcio Belo Monte.

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

O período letivo na rede estadual do Pará tem início em 6 de fevereiro, já as aulas começam no dia 13 de fevereiro.