Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Núcleo de Tecnologia Educacional em Bragança tem aula inaugural

16/03/2023 16h28 - Autor: Sâmia Maffra (SEDUC) 508 visualizações
Foto: Núcleo de Tecnologia Educacional em Bragança tem aula inaugural
Núcleo de Tecnologia Educacional em Bragança tem aula inaugural

‘Aluno Repórter’ e ‘Robótica na Escola’ são projetos desenvolvidos ao longo do ano envolvendo a comunidade escolar

Uma aula inaugural sobre os projetos ‘Aluno Repórter’ e ‘Robótica na Escola’ marcou o início das atividades do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Bragança, no nordeste paraense. O evento reuniu mais de 100 pessoas entre estudantes, professores e gestores das escolas parceiras do projeto no município e também certificou os alunos de 2022, pela participação no torneio TechCamp Pará, evento de ciência e tecnologia nas redes públicas de educação.

“A aula inaugural dá oportunidade para que o aluno possa conhecer um pouco sobre as ações que eles deverão participar durante o ano letivo. Além das explicações dadas pela coordenação, um vídeo foi projetado mostrando as ações e conquistas de 2022”, conta o professor Beto Amorim, coordenador do núcleo bragantino. Como parte da programação, os professores multiplicadores do NTE Bragança, Rosileia Ferreira, Joelma Lima e Providência Rebelo, apresentaram os eixos focais que nortearão as ações das escolas em 2023.

Os projetos Aluno Repórter e Robótica na Escola são destinados a alunos e professores do 8º e 9º ano e do ensino médio e são realizados semanalmente, no contraturno do aluno regularmente matriculado nas escolas parceiras. “No Aluno Repórter, cada equipe é estimulada a produzir reportagens para o nosso programa de rádio, que vai ao ar de 9 às 10 da manhã e de 15 às 16 horas, na rádio Rosário FM. O programa é apresentado por mim com a participação dos demais coordenadores, os professores Adriana Barros e Diego Fernando. Essa emissora pertence à Fundação Educadora de Comunicação, onde acontecem essas aulas do NTE”, explica o coordenador. 

Foto: Divulgação

A professora Gilmara Barbosa, gestora da EEEFM Patalino, avaliou como positiva e gratificante as ações do NTE. “Os alunos estão determinados a participar das atividades neste ano e os efeitos das ações do projeto são visíveis na comunidade escolar”, analisou.

O estudante João Paulo, aluno do 3° ano da EEEF Monsenhor Mâncio Ribeiro, já participou de torneios de robótica, através do NTE. “ A equipe levou cerca de um mês entre estudos e treinamentos para construir nosso robô. Nada melhor do que reunir disciplina e aprendizado e se divertir com os amigos, fazendo o que gosta. É muito gratificante”, comentou. 

O NTE Bragança já colhe e comemora alguns resultados. “Temos alunos de anos anteriores que já trabalham na imprensa bragantina. Em 2022 tivemos um estudante que passou em jornalismo, a mosquinha do aluno repórter grudou nele e ele escolheu a profissão. Também tivemos estudantes selecionados para compor a equipe de robótica do Senai que foram campeões no torneio em Belém. Então ficamos muito felizes de poder incentivar, engajar e contribuir para a formação, bem como possibilitar que eles sejam inseridos em outros espaços”, sintetizou a professora Adriana Barros.


MAIS FOTOS