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Com reforço escolar, Seduc prepara alunos para Saeb e Enem, em Marabá

01/10/2023 16h49 - Autor: Emily Coelho (SECOM) 1582 visualizações
Foto: Com reforço escolar, Seduc prepara alunos para Saeb e Enem, em Marabá
Com reforço escolar, Seduc prepara alunos para Saeb e Enem, em Marabá

“As aulas do reforço estão sendo bem complementares, além da prova do Saeb eu vou fazer também o concurso da PM. Então, esse reforço está me ajudando bastante a absorver melhor os conteúdos de português e matemática. Iniciativa aprovada e veio em boa hora”.

Esse é o pensamento do aluno, Idelvan Félix da Costa, de 17 anos. Ele estuda no 3º ano do Ensino Médio, no Anexo da Escola “Irmã Theodora”, no Bairro Bela Vista, em Marabá, na região de integração Carajás. A instituição de ensino pertence à DRE Marabá (Diretoria Regional de Ensino), ligada à Seduc (Secretaria de Estado e Educação), e é uma das escolas do município que recebeu professores de Língua Portuguesa e Matemática, que ministram aulas aos sábados e no contraturno durante a semana, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2023), a fim de aprimorar o desempenho dos estudantes no exame, que tem previsão para ser aplicado nos dias 23 de outubro e 3 de novembro, em todo o Brasil. Já o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está previsto para 5 e 12 de novembro.

O vice-diretor do Anexo da Escola Irmã Theodora, André Vinícius Cardoso, destaca as ações do Governo do Estado, por meio da Seduc. “A ação do reforço escolar voltado para esses meninos, com o objetivo não só de tentar suprir uma carência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, haja vista o grande desafio que a educação foi obrigada a se adequar e a adaptar pela pandemia do Covid-19 e também com o objetivo de trazer para os meninos [as] um aprendizado melhor com o foco no Saeb e no Enem também. Então, principalmente para nossos alunos que são mais carentes e humildes, é maravilhosa a possibilidade de estudar, vendo um pouquinho mais dos dois conteúdos para fortalecer o seu aprendizado. E assim poderem concorrer de igual com outros meninos, sejam do setor público ou privado, uma vez que todos nossos alunos trabalham durante o dia e são obrigados a estudar à noite”, destaca o vice-diretor, acrescentando que o investimento no reforço está tendo um retorno positivo e boa participação dos estudantes.

LP- A professora de Língua Portuguesa Deysiane Cardoso da Cruz é docente do projeto do reforço no Anexo da Escola Irmã Theodora, o anexo possui cinco turmas de Ensino Médio que funcionam no período noturno e atende os bairros Bela Vista, Jardim União e Infraero.

“Minhas perspectivas para esse projeto são as melhores possíveis, pois foi um projeto muito aceito pela turma. Os alunos demonstram um grande interesse em fazer o reforço escolar, sobretudo aqueles que vão fazer a prova do Enem. Momento oportuno para os dois exames. Então, além de ser muito importante esse momento de preparatório, de rever os conteúdos que esses alunos viram durante sua vida escolar, é importante também tirar todas as dúvidas acerca desse sistema de avaliação. A gente tenta sanar todas essas dúvidas e fazemos com que o aluno se sinta muito mais seguro, trabalhamos a questão emocional, dando todo esse amparo ao professor regular, que está no dia a dia ali com eles”, explica a docente Deysiane, que atua ao lado fa professora de Matemática, Ana Paula.

Estudantes de Marabá estão empenhados nas avaliações

CMRIO- Outra escola que está preparando os alunos durante os sábados para os exames do Enem e Saeb é o Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRIO), localizado na Folha 13. “A nossa escola possui quatro turmas de 3ª série do Ensino Médio, um total de 139 estudantes. Para potencializar a aprendizagem dos nossos estudantes, nós trabalhamos com os aulões Enem e aulões Saeb aos sábados. Temos a adesão e participação dos professores, alunos e demais servidores da escola nesse projeto. Esses aulões potencializam o trabalho do professor realizado durante a semana em sala de aula e isso tem melhorado o aprendizado dos nossos estudantes em todos os componentes curriculares”, garante a diretora Elsivan Machado.  

O CMRio é fruto de uma parceria entre Estado e município, que já alcança resultado perceptíveis, como aumento no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil) de 3.2 para 4.2, além de destaque na XXIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e OBEMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Governo- O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, festeja o investimento realizado na educação. “O reforço escolar é apenas um de muitos projetos do governo do estado, efetivados pela Seduc, para contribuir não apenas com índices de educação, mas para a formação intelectual e pessoal do nosso estudante. Parabenizo nosso governador Helder Barbalho por priorizar ações da educação e todo time da Seduc”, elogia o secretário de governo.

“O projeto de reforço escolar visa ajudar as escolas com o trabalho que já vem sendo feito pelos professores de português e matemática, a ideia é “atacar” os descritores que os alunos apresentam mais dificuldades. O público-alvo são os alunos do terceiro ano com foco na avaliação Saeb e ENEM”, finaliza Magno Barros, dirigente da DRE Marabá.