Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc divulga nota técnica sobre horário escolar e a carga horária nas escolas estaduais

31/01/2024 18h55 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 14912 visualizações
Foto: Seduc divulga nota técnica sobre horário escolar e a carga horária nas escolas estaduais
Seduc divulga nota técnica sobre horário escolar e a carga horária nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação (Saeb), divulgou nesta quarta-feira (31) uma nota técnica, com orientações pedagógicas para o funcionamento do horário escolar, com o objetivo de assegurar o direito à educação para os estudantes da rede estadual de ensino nos turnos vespertino e noturno.

“Estamos trazendo inúmeras novidades para a rede estadual de ensino, com a participação de professores, especialistas em educação, diretores e dirigentes. Com essa nota técnica estamos ajustando os horários das escolas de tempo integral e parcial, isso para assegurar o direito à educação para os estudantes da rede estadual de ensino”, disse Júlio Meireles, secretário adjunto de Educação Básica da Seduc.

Uma das orientações é sobre as aulas nos turnos matutino com entrada às 07:15h e vespertino com entrada às 13:15h, terão duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, conforme modelos ilustrativos no quadro 1 e 2 da nota técnica. Os 05 minutos restante de atividades letivas previstas deverão ser planejadas pelos docentes de todos os Componentes Curriculares (FGB) e das Unidades Curriculares (Percurso de Aprofundamento e integração de estudos) para que sejam realizados pelo estudante em ambiente extraescolar, sendo obrigatória a criação e distribuição de atividades educacionais complementares de cinco minutos para cada tempo de aula ministrado e o correspondente registro no Diário de Classe.

Outras informações e orientações estão disponível neste link.