Seduc lança 2ª edição do concurso de desenho para estampar materiais didáticos

05/04/2024 08h39 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 8858 visualizações
Foto: Seduc lança 2ª edição do concurso de desenho para estampar materiais didáticos
Vencedores do concurso em 2023, com o governador Helder Barbalho e o secretário Rossieli Soares - Foto: Eliseu Dias - Ascom/Seduc

A edição deste ano, aberta também a estudantes de escolas da rede municipal de ensino, receberá inscrições até 19 de abril

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança nesta quinta-feira (4) o edital da 2ª edição do concurso de desenho “Cores do Futuro”, que seleciona desenhos de estudantes da rede pública de ensino para ilustrar as comunicações e projetos/programas gráficos da Secretaria, como livros didáticos.

A novidade desta edição é que estudantes de escolas da rede municipal de ensino (anos iniciais) também poderão participar, na categoria Alfabetiza Pará. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário até o dia 19 de abril.

O concurso "Cores do Futuro" visa gerar identificação, reconhecer e valorizar talentos estudantis da rede estadual e municipal de ensino. Em sua primeira edição, em 2023, o concurso selecionou 31 desenhos, que ilustraram projetos gráficos da Seduc, como os livros didáticos do componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, Prepara Pará e Tempo Integral, e os materiais do Programa Alfabetiza Pará, para o ano letivo de 2024.

Experiência - Quem participou do concurso garante que a oportunidade é indispensável. Saber que foi selecionada, e ver seu desenho na capa de um livro, foi emocionante. “Participar deste concurso foi bastante divertido, já que eu realmente gosto de desenhar. Foi muito gratificante ter a oportunidade de participar do 'Cores do Futuro'. Tenho como uma experiência enriquecedora e inspiradora. Com certeza, terá um impacto positivo em minha vida. Na verdade, eu desenho desde de muito pequena, sempre como um hobby, e nem nos meus maiores sonhos de crianças eu imaginava meu desenho na capa de um livro didático”, contou Ana Débora Gonçalves, estudante da 3ª série do ensino fundamental, na Escola Estadual Maria Amélia de Vasconcelos, no município de Capanema, nordeste paraense, que teve seu desenho ilustrando a capa de um dos livros didáticos deste ano.

A participação no concurso é voluntária e gratuita, devendo ser observados os termos previstos no edital. As inscrições deverão ser realizadas pelos diretores ou gestores escolares, mediante assinatura do termo de participação do estudante.

Nesta edição, os estudantes devem submeter suas obras em oito categorias:

a) Educação ambiental, sustentabilidade e clima;
b) Alfabetiza Pará;
c) Projeto de vida;
d) Convivência escolar;
e) Protagonismo juvenil;
f) Pensamento científico;
g) Rotina escolar, e
h) Gestão escolar.

Os desenhos serão analisados levando em conta criatividade, originalidade e pertinência do desenho ao tema e objetivo propostos pelo concurso. Cada estudante só poderá concorrer com apenas um desenho.

No caso da categoria “Alfabetiza Pará”, o desenho deverá ser inspirado na temática
“Minhas vivências com leituras e escritas no meu território”, podendo ser direcionado a partir de perguntas orientadoras, como: Qual o seu lugar preferido, dentro ou fora da escola, para ler ou escrever?; Com quem você mais gosta de ler ou escrever? e O que você mais gosta de ler ou escrever?

Para mais informações sobre o tipo de desenho, material a ser utilizado e dados, os interessados devem acessar o edital do concurso aqui