Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc participa do Fórum Regional Norte da Undime Pará, em Belém

02/07/2024 14h11 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 1201 visualizações
Foto: Seduc participa do Fórum Regional Norte da Undime Pará, em Belém
Foto: Felipe Moreira / Ascom Seduc

O encontro conta com a presença de dirigentes municipais, técnicos em Educação e representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, e Tocantins

A capital paraense, Belém, recebeu dirigentes municipais, técnicos em Educação e representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, e Tocantins, na abertura do Fórum Regional Norte da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado nesta terça-feira, 2. O secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, participou do encontro, que segue até a quarta-feira, 3, e busca discutir os rumos da educação pública no Brasil e no Estado.

"Eu queria parabenizar estes encontros regionais, porque é um momento de fazer trocas, pois, provavelmente alguém já resolveu um problema semelhante ao seu e vice-versa. Portanto, essas trocas precisam ser cada vez mais frequentes e ricas. Sendo assim, o Estado do Pará fez questão de apoiar este momento, que para mim é histórico, de recebê-los aqui no Norte. E, quero lembrar que os estados e municípios não são entes distantes, pelo contrário, o regime de colaboração, como a alfabetização é um desafio que existe, mas muito maior do que esse desafio, é o desafio de cuidar das nossas crianças em conjunto. Nessas horas não existe rede municipal e estadual, o que existem são os nossos filhos que precisam ser alfabetizados e aprender pelo bem do Brasil", afirma Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação. 

Durante a programação do Fórum, serão abordados assuntos estruturantes da educação pública brasileira em formato de conferências, mesas-redondas e oficinas. Dentre eles, destacam-se à Nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR/Fundeb; educação integral; como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da história e cultura afro-brasileira e Indígena, entre outros.

"Os momentos que realizamos com a Undime são ótimos, pois é um momento de encontro e troca de experiências e ela vem possibilitando essa integração para que outros municípios deem a sua voz, e a ideia é justamente essa, fazer a integração e trazer a Undime mais perto dos municípios. Então, a Região Norte tem suas particularidades e reconhecê-las é compreender a diversidade que a região amazônica nos agrega", disse Alessio Costa, presidente Nacional da Undime. 

O evento também contou com estandes de exposição, onde os presentes puderam conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime, assim como produtos e tecnologias de empresas credenciadas.


MAIS FOTOS