Todos em Casa Pela Educação

Foto: Todos em Casa Pela Educação
Todos em Casa Pela Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), diante da pandemia do novo coronavírus que ocasionou a suspensão das aulas presenciais, tem buscado alternativas para manter o aluno em contato com os estudos. O Todos em Casa pela Educação é um movimento criado pela Seduc para fomentar práticas pedagógicas remotas que garantam uma agenda mínima de estudos.

- Videoaulas

As vídeoaulas transmitidas diariamente pela TV Cultura desde o dia 30 de março têm garantido a revisão de conteúdo para alunos dos ensinos fundamental e médio. Tudo com o atendimento em Libras para garantir a acessibilidade das aulas. A parceria entre a TV Cultura do Pará e a Secretaria de Estado de Educação possibilitou iniciar o movimento TODOS EM CASA PELA EDUCAÇÃO, permitindo que alunos dos diferentes níveis de ensino, seja da rede estadual ou das redes municipais de nosso Estado, tenham a sua disposição aulas ao vivo de Língua Portuguesa e Matemática voltadas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim como para o Ensino Médio e para os que se preparam para o Enem. Além da TV, os alunos podem acompanhar todas as aulas pelo aplicativo e portal Cultura. Acompanhe todas as aulas CLICANDO AQUI!

- Para Casa

Com o objetivo de assegurar a continuidade do direito de aprendizagem de nossos alunos, a Seduc disponibilizou aos alunos o “Para Casa”, que consiste em atividades online por meio do

google forms, com o objetivo de auxiliar no crescimento e fortalecimento da aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio do Estado do Pará. A cada semana estão sendo disponibilizadas aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e para as três séries do Ensino Médio, atividades com 10 itens de Língua Portuguesa e Matemática. São 4.000 itens inéditos elaborados por nossos professores que serão utilizados nessa ação. O material elaborado faz parte de uma ação integrada entre o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e a Coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceinf), com a Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), e apoio de todos os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). Desse modo, temos assegurada a possibilidade da extensão das aulas transmitidas pela TV Cultura, assim como a própria extensão das atividades desenvolvidas nas escolas. Os alunos podem acessar o Para Casa CLICANDO AQUI!

- Enem Pará

Criado no final de junho, o programa “Enem Pará” é uma iniciativa do Governo do Estado com a

parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), e conta o apoio do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT). O portal é uma ferramental essencial para ajudar na preparação dos alunos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma garante ao aluno o acompanhamento de aulas ao vivo e videoaulas com uma experiente equipe de professores especializados em pré-Enem. A matrícula pode ser feita pelo SITE e após a inscrição o candidato receberá um email com login e senha para ter acesso ao conteúdo.

- SeduCast

Outra ação lançada pela Seduc é o “SeduCast Pará”. Lançado dia 06 de maio, visa repassar conhecimento e atividades aos alunos durante a suspensão das aulas. A ferramenta

digital conhecida como Podcast é cada vez mais utilizada no meio virtual e consiste em transmitir áudios através da internet com conteúdos variados. O SeduCast Pará é operacionalizado pela Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) e executado pelos 11 Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado (NTEs). Com os áudios os professores enviam recados educativos aos alunos, fazem comentários das disciplinas e debatem sobre temas atuais. A ação conta a participação voluntária de docentes de quase todos os municípios do Pará.

ACESSE AQUI!

- Atividades estruturantes e compêndios de atividades

Os alunos isolados em casa estão tendo à disposição o acesso a atividades físicas e remotas. Com a parceria das escolas, a Seduc está disponibilizando os compêndios de atividades

para crianças em processo de alfabetização, do 1º ao 3º ano; os cadernos de atividades para 4º e 5º anos; roteiros de estudos do livro didático e cadernos de atividades estruturantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As atividades impressas são elaboradas pelos professores com o auxílio dos técnicos pedagógicos e em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular. Os pais são parceiros da escola e colaboram com a retirada das atividades nas unidades de ensino e no acompanhamento das crianças na resolução dos exercícios em casa. Paralelamente, os professores acompanham o desenvolvimento do aluno por meio de transmissões via aplicativos de celular e redes sociais.

- Formação de professores

Desde a segunda quinzena de março, a Secretaria Adjunta de Ensino, por meio do Cefor, vem ofertando cursos de curta duração aos professores do Estado do Pará, na modalidade a distância, tendo como público-alvo profissionais da rede estadual e redes municipais do Estado. A formação continuada na modalidade a distância constitui uma das linhas de ação do Cefor, portanto tem oferta contínua ao longo do ano. Até o momento, 2.550 profissionais da educação já foram beneficiados com a formação. Os cursos ocorrem totalmente online e as atividades são desenvolvidas pela plataforma Google Sala de Aula. Entre as diversas áreas do conhecimento estão: Ciências Humanas, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Educação Inclusiva, além do curso Ferramentas Digitais para Educação à Distância. Acompanhe todas as novidades sobre as formações no hotsite do Cefor.