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Seduc encerra primeira edição de curso sobre empoderamento feminino

20/12/2023 13h06 - Autor: Nádia Brasil 405 visualizações
Foto: Seduc encerra primeira edição de curso sobre empoderamento feminino
Seduc encerra primeira edição de curso sobre empoderamento feminino

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação da Educação Básica (Cefor), promoveu nesta terça-feira (19) o Seminário de Boas Práticas e lançou a edição especial da revista “Entre Saberes”, em alusão à primeira edição do curso “Educação e diversidade de gênero: formando para o empoderamento feminino”, oferecido pelo Cefor.

“Primeiramente, nós temos que parabenizar todas as escolas, as onze escolas de tempo integral que participaram de todo esse projeto de formação continuada nas unidades e parabenizar professores, alunos, equipes, gestores dessas unidades por todo o seu engajamento no processo. Foi fundamental formar para o empoderamento feminino, foi muito além do que uma caminhada foi pensando na semana do empoderamento como estabelece a lei estadual. E, sobretudo, o que nós queremos com um evento como esse, é fortalecer a rede de aprendizagem nas escolas, consolidar essa rede e possibilitar a troca, a socialização de todas as experiências entre as unidades escolares para que possam trocar experiências ou vidas”, destacou Augusto Paes, diretor do Cefor.

O projeto-piloto iniciou em março de 2022 e envolveu 11 escolas de tempo integral na Região Metropolitana de Belém, com objetivo de implementar a Lei Estadual 8.775/2018, que institui a Semana do Empoderamento Feminino nas Escolas, realizada em março deste ano nas unidades.

As ações formativas e de assessoramento pedagógico tiveram como foco de atuação o diálogo com diretores e professores, reuniões com pais e estudantes, e a elaboração de produtos didático-pedagógicos.

Resultado - Como produto do curso, em março deste ano as escolas apresentaram performances, produção de histórias em quadrinhos, de literatura de cordel, de folhetos informativos, produção de vídeos autorais, exibição de documentários, rodas de conversas, palestras alusivas aos temas sobre empoderamento feminino e violência contra a mulher, e aulas temáticas por área de conhecimento.

“Poder sair de dentro da escola e mostrar o nosso trabalho lindo que a gente faz dentro da nossa própria escola é muito importante. E esse tema, que tem muita visibilidade, é bom para que quanto mais pessoas falarem e continuarem a fazer esses trabalhos, haverá conscientização de todos”, contou Xalana Vitória, aluna da Escola Visconde de Souza Franco.

Ainda como produto do curso, foi proposta uma edição especial da revista “Entre Saberes”, com relatos das ações desenvolvidas e experiências vividas nas escolas. Já no Seminário de Boas Práticas, no Cefor, foram expostas todas as ações da comunidade escolar durante a Semana do Empoderamento Feminino.

“É muito importante participar disso porque a gente fala sobre o empoderamento feminino e acaba que a gente percebe que, na prática, também empoderem as próprias alunas a partir das práticas, das oficinas feitas, e também da produção. Os alunos percebem que podem produzir algo. Eles podem ser produtores também da sua própria cultura”, frisou Denise Vale, professora da Escola Antônio Teixeira Gueiros.

Reconhecimento - Pela atuação significativa no campo da promoção e defesa da garantia dos direitos humanos no Pará, especialmente nas ações de empoderamento feminino, as 11 escolas da rede estadual abrangidas pelo projeto foram homenageadas com a Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na última sexta-feira (15), em Belém.

“A escola ficou muito feliz com o reconhecimento do trabalho desenvolvido sobre empoderamento feminino, e vejo que é um tema que não pode ficar fora da pauta do nosso trabalho, no que tange à promoção de direitos humanos e segurança das mulheres mediante tantas violências. As ações desenvolvidas trouxeram discussões e reflexões aos nossos alunos”, informou a diretora da Escola Placídia Cardoso, Rita de Cássia Gonçalves.

Receberam a homenagem a Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Leite; Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo; Escola Estadual de Ensino Médio Dilma Cattete; Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Teixeira Gueiros; Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Sousa Franco; Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Placídia Cardoso; Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Constant, e Escola Estadual de Ensino Médio Mário Chermont.

“A importância desse trabalho, e desta culminância do empoderamento feminino, é exatamente trazer para a unidade escolar o respeito ao gênero feminino. É importante que a gente consiga ver que a menina pode estar no lugar que ela queira estar, e como ela quiser estar. Eu vejo que o trabalho feito por esses professores é de extrema importância para trazer a família e a mudança social que tantas meninas, na sua grande maioria pretas, enfrentam no seu cotidiano. Trazer esse empoderamento é dizer para a sociedade: sim, estamos mudando a cara da educação no Pará”, disse Mário Augusto, assessor de Convivência Escolar.

 Texto: ASCOM/SEDUC