DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÕES
TÍTULO | AUTOR | ÁREA DE CONCENTRAÇÃO | ARQUIVOS (PDF) |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS PARA UM PROBLEMA PARA UM PROBLEMA DE PRODUÇÃO DE MILHO DE PEQUENOS AGRICULTORES NUMA ÁREA RURAL DO SUDESTE DO PARÁ | ADJANILSON RODRIGUES DE ARAÚJO | MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1g8xNZ_K34WDxxbfexcEC1s3Z02W-EmUv |
CASO DO CAJUEIRO: POSSEIROS E PADRES EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA | ALEX COSTA LIMA | SOCIOLOGIA/HISTÓRIA | https://drive.google.com/open?id=1tSPaitqgN4kL9Zb5V4Nb4QzCj-Dix3PC |
TÁTICAS PRODUZIDAS NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE GOIANÉSIA DO PARÁ - PA | ANA LÉIA BISPO DE SOUZA | EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=1WATLAqa-Luz1g0oAeJ6vEKpey-xjy7oy |
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E APLICAÇÕES | ANDRE ALVES SOBREIRA | ENSINO DE MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1XbQ9ZBmjYk8tUaO6FjT1GlbO-TiV7D2C |
SABERES TRADICIONAIS KRAHÔ E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA ESCOLA INDÍGENA 19 DE ABRIL | AURINETE SILVA MACEDO | LINGUÍSTICA APLICADA | https://drive.google.com/open?id=1RgHftivTs1fPjPuUMXa4RlMmOaiHjtD0 |
CONCEPÇÕES DE SIGNIFICADO: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO | CARLOS EVALDO DOS SANTOS SILVA | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1IvM9SCYoNv-LpZOEcYNiCJL09ZU-MUYD |
O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SEMED ANANINDEUA | CINTHYA MADURO DE LIMA | EDUCAÇÃO BÁSICA | https://drive.google.com/open?id=1C_7eOC6JkpWpnX-INJAq9leeOOuHBHRE |
PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO (2016) E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL | CINTIA AURORA QUARESMA CARDOSO | EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=1d6efFFrHlIMlgg-rozbXUC_o1mr-RhQB |
A ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO: ENSINO POR MEIO DE TEMA COM ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE | DAYANE NEGRÃO CARVALHO RIBEIRO | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS | https://drive.google.com/open?id=16VFSIpDSJiu-VF7KSeoDz6EZ-QL1dUpp |
O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM POR ATIVIDADES: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ. | DIEGO CUNHA DA SILVA | MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1qvnk48blkuSwwpA-0maZhbrX0Bl1J5aj |
CULTURAS E MEMÓRIAS NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM MOJU-PA: IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS’’. | ELANNE NATIVIDADE ODORIZZI | CIÊNCIAS SOCIAIS. | https://drive.google.com/open?id=1DGKqwuKRUrNA_4_rFEs_8iKBkI7RwXMO |
EDUCAÇÃO E TRADIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE CANDOMBLÉ KETU, OS ÈWE DO OFÁ KARE. | GISELE NASCIMENTO BARROSO | EDUAÇÃO/ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | https://drive.google.com/open?id=1izmWUmyrVssKKz9dIzWPTLgRbM6kAzfj |
USOS E SENTIDOS DAS TDICS NA AMAZÔNIA: OS DESAFIOS EM IMPLANTAR A TI VERDE EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM-PA | GISELE VIDAL FERREIRA | EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=1DTqZCBJlFNMAbYH9L1dr73NJ70H3f2Gr |
ENTRE O SAMBA E A FÉ: MEMÓRIAS E IDENTIDADE DOS NEGROS PAQUÉS DE IRITUIA-PA | GLEICE ANTONIO ALMEIDA DE OLIVEIRA | GEOGRAFIA | https://drive.google.com/open?id=1W1wyNx-nn3qcQIPJoWLU3Se0PvYzJMJL |
CALCULADORA FINANCEIRA HP - 12C EM SMARTPHONES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO | GORDIANO SANTANA AMARAL | ENSINO DE MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1OUfOs3zN85SPqb0fSkev9j_SUDAQioMM |
AREIÃO: LUGAR DE SOCIABILIDADE E PERTENCIMENTO NA ILHA DE OUTEIRO | HELIANA RODRIGUES DE BITENCOURT | ANTROPOLOGIA | https://drive.google.com/open?id=1L5mbf5_VE07KKr7pymNeiSqFmkc-rAwi |
SER E ESTAR: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO | EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=19u_1xqWNgV1V5i9xWP15li22H6axMivf |
PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. | JOSÉ BENICIO DA CRUZ COSTA | ENSINO DE FÍSICA | https://drive.google.com/open?id=1hI814Zft-8MMJbBw6CUsEGdK8CTj4u3r |
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | JULIO LUIS ASSUNÇÃO VASCONCELOS | LINGUISTICA APLICADA | https://drive.google.com/open?id=1ZEzbwLd98kCK4GAXUrtRQVN7H7Anx4b6 |
NOS RASTROS DE CLIO: METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM A NOITE DA ESPERA, DE MILTON HATOUM | LUCAS LIMA MOURA | ESTUDOS LITERÁRIOS | https://drive.google.com/open?id=1Mo7FH7w6LlMTAYO1i5TD6SsldMOHzmjw |
PRECURSORAS: NA CONTRAMÃO DO ÓBVIO | LUCIANA DE MORAES RAYOL | IDENTIDADE E ALTERIDADE NA LITERATURA | https://drive.google.com/open?id=1Mpu65XQxg7z6X9xMMwKjFH8j53yiG78h |
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPLICAÇÕES DO IDEB PARA A QUALIDADE DO ENSINO NA EMEF PROFA. MARIA NADIR FILGUEIRA VALENTE, CAMETÁ-PA | MARCELO BARROS CAPELA | EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=1SFRxo_IzPhn0mGQ0yf1U2nh4NmsfPJVl |
O DISCURSO DOS MISSIONÁRIOS DOMINICANOS SOBRE OS INDÍGENAS DO ARAGUAIA NA REVISTA CAYAPÓS E CARAJÁS | MILTON PEREIRA LIMA | HISTÓRIA, ANTROPOLOGIA, LINGUAGEM | https://drive.google.com/open?id=13SGvD8eQ37bvrTTpRmW42zHXsZSWBtss |
LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A COMPREENSÃO RESPONSIVA DISCENTE A PARTIR DO GÊNERO CHARGE | MISSILENE SILVA BARRETO | LINGUAGENS E LETRAMENTOS | https://drive.google.com/open?id=183xNwTqHGOYC1ewoHV8nvP2H1Wo2OqjO |
ARTEFATOS DA CULTURA MATERIAL MARAJOARA EM CONTEXTO DE TRADUÇÃO CULTURAL NO MUSEU DO MARAJÓ/PA. | NICELÉIA MURIBECA DA CRUZ | LINGUAGENS E CULTURA | https://drive.google.com/open?id=17XYGa4Fpk8XTfyY-kA6TfS3AJFil3nnv |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E ARTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS E VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO | ONELIA CILENE SALES DE ARAUJO | CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=1wDdQxZsbpwB8YKXzMFgc_hOuPlzZecpx |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE MÚSICA PARA CRIANÇAS EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM SANTARÉM, PARÁ. | PAULO VICTOR RODRIGUES MARANHÃO | EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=15Ql265HxLUaOfLubckJ67OgdO8bgjM4p |
A CONTRIBUIÇÃO DOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO URBANO DE MUNICÍPIOS DIRETAMENTE AFETADOS PELA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE: ALTAMIRA E VITÓRIA DO XINGÚ | RAIMUNDO FARIAS DE OLIVEIRA JUNIOR | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL) | https://drive.google.com/open?id=1gS18Oq-wUfoa4_yuFJXqnqZ7YU1aT03j |
NARRATIVAS ORAIS: COLETA, REESCRITA E CONTAÇÃO DE CAUSOS | REIZIVALDO PEREIRA DE LIMA | LINGUAGENS E LETRAMENTOS | https://drive.google.com/open?id=13sWaXQ1iR4USce9EMgtwlIIyeB10KF4u |
CARTOGRAFANDO INVISIBILIDADES SURDAS NA ESCOLA BÁSICA | RENAN CABRAL GOMES E SILVA | EDUCAÇÃO | https://drive.google.com/open?id=1tktc2Spsyvc4tewe-Cw0UHwFg0dpbwLS |
VER COMO: UMA VIVÊNCIA DO OLHAR PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA | RODOLFO RONALDO NOBRE OLIVEIRA | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1a0W0f1b9H0todurYulb5QKRwAveju9p7 |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS DECIMAIS | ROSEJUCA@GMAIL.COM | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1eu_xV9OBMTJEk1w4wA8vg-hdb74K0K_v |
OCUPAÇÃO, COLONIZAÇÃO E RELAÇÕES DE TRABALHO EM OURÉM DO GRÃO-PARÁ (1751-1798) | ROZEMBERG RIBEIRO DE ALMEIDA | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA | https://drive.google.com/open?id=1gbYg_ns8XsiH6z88rtJNLUCZtyY3b8th |
O DIONISÍACO EM NIETZSCHE: DA “METAFÍSICA DE ARTISTA” À “FISIOLOGIA DA ARTE” | SANDRO MELO BATALHA CARDOSO | FILOSOFIA | https://drive.google.com/open?id=1H64S4_zRq3fewVeN75sp0Ok2hLKoX0m7 |
APAGAMENTO DO -R EM CODA SILÁBICA EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DA EJA DE BELÉM DO PARÁ: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICOVARIACIONISTA | SUELY CLAUDIA LOBATO MACIEL | LINGUÍSTICA | https://drive.google.com/open?id=1t37JftGo6L9a5-l0iS6OeqeVo6awoWZQ |
UMA PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS GRÁFICOS DO LATEX PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: FUNÇÕES ELEMENTARES | ULYSSES COELHO DE SOUZA JUNIOR | MATEMÁTICA | https://drive.google.com/open?id=1urWI4hGiUWzLvCCtS5Ox67XErDK28fs- |
A PRODUÇÃO DE RESENHA CRÍTICA TENDO COMO RECURSO O FILME CINEMATOGRÁFICO | VALÉRIA SARAIVA FERREIRA DA SILVA | LETRAS- LINGUÍSTICA | https://drive.google.com/open?id=1vyyfu6irWvB0Y0BXNjNv5DbGEHbKBWJH |
PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIOS DE MONITORAMENTO E CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS, PARÁ, BRASIL. | VANESSA LIMA ARAUJO LUZ E ADRIANA MALVASIO (ORIENTADORA) | BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS | https://drive.google.com/open?id=1Fq9obGI7K63kXZOaZtYQQWMUUFieTByq |
DIÁLOGO OU DOCILIZAÇÃO: ANÁLISE DA INTER-TELIGUOSIDADE DA ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO DO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS-PA | ADRIANE TEIXEIRA LIMA DOS SANTOS | LETRAS | https://drive.google.com/open?id=1sQa5cQg6qVTCHv6X7Chc7z6hqlYRpT8- |