Formação Inicial

Foto: Formação Inicial
Formação Inicial
FORMAÇÃO INICIAL
A Formação Inicial de Professores compreende a graduação em licenciatura dos professores da rede pública adequada a área de atuação, promovendo a habilitação profissional à prática docente. Nessa perspectiva, o Programa de Formação Inicial do Estado do Pará, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor tem a finalidade de garantir a formação inicial aos professores das redes publicas de educação básica, entendida como fundamental ao exercício da docência, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), com os Estados e Municípios.
Objetivos
A formação inicial, como um dos eixos de ação da proposta federal, objetiva atender os professores da rede pública estadual e municipal que não possuem graduação em licenciatura ou que atuem em área distinta de sua formação inicial, ofertando cursos de licenciatura em diversas áreas do conhecimento, nas modalidades de ensino presencial (regular e modular) e à distância.
O Parfor Presencial é coordenado pela Diretoria de Educação Básica da Capes, por meio da Plataforma Paulo Freire.

1 - O PARFOR no Pará
Dados do Educacenso 2007 revelaram que apenas 10% das funções docentes exercidas na Educação Básica no Pará são desempenhadas por professores com formação inicial adequada. Os demais carecem de formação inicial por não serem graduados ou por serem graduados em área diferente de sua atuação.

Em resposta a esse quadro, que tem similaridades com a situação nacional, o Ministério da Educação - MEC, em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, apoiado pelo Decreto 6.755/2009, implementou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.

Atendendo a esse Programa o Estado do Pará elaborou em 2008 seu plano estratégico denominado Plano de Formação Docente do Estado do Pará. Participaram desse processo a UNDIME-PA e o PROTOCOLO SEDUC-IES constituído por Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Pará e pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC. O Protocolo foi criado em 2006 com o objetivo de formular proposições e desenvolver ações de modo a promover a melhoria da qualidade da Educação Básica das redes públicas de ensino do Estado.

O Plano tem o objetivo de capacitar 40 mil professores no Pará cuja formação não atende as exigências da Lei nº 9.394/96. Além disso, o plano prevê a formação continuada de professores da educação básica, incluindo pós-graduação (lato e stricto sensu).

Já foram realizados nove processos seletivos desde o segundo semestre de 2009, com aproximadamente 21.036 professores-alunos matriculados para cursar as 28 Licenciaturas ofertadas pelas IPES parceiras do processo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA; Universidade do Estado do Pará - UEPA; Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA; Universidade Federal do Pará - UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA e a partir de 2015, também a UNIFESSPA.

Critérios para participação em turmas do PARFOR nacional

1 . Estar cadastrado na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica no Educacenso; ter concluído o ensino médio;

2 . Realizar pré-inscrição no curso de formação correspondente à disciplina ou área de atuação em sala de aula;

3 . Para o curso de Pedagogia, comprovar estar no exercício da docência na educação infantil ou nas séries iniciais do ensino fundamental;

4 . Ter a pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a qual está vinculado.

Critérios definidos pelo Forprof-pa em 2015, para o PARFOR Pará:

• . Pré-inscrição na Plataforma Freire.
  •   Aceitação/validação das pré-inscrições pelas secretarias de educação
  •   Cadastramento dos dados do professor-aluno na Base de Informações de Professores - BIP
  •   Critério geográfico de proximidade do munícipio de origem em relação ao pólo (variável de acordo com a demanda pelo curso)
  •   Distribuição das vagas pelos munícipios: proporcionalidade de vagas em relação à demanda total.
  •   Prioridade a candidatos que solicitam primeira licenciatura
  •   Prioridade a candidato que solicitam curso na área em que está atuando
  •   Prioridade a efetivos, sem excluir os Temporários, com pelo menos 02 (dois) anos no Educacenso
  •   Tempo de serviço (prioridade ao mais antigo)
  •   Idade (prioridade a maior idade)

Demais orientações para pré-inscrição

Inscrições: Os candidatos à formação inicial e à formação continuada deverão fazer sua pré-inscrição ao curso pretendido na Plataforma Feire, no site da CAPES: freire.mec.gov.br para posterior homologação pela Secretaria Municipal ou Estadual ao qual pertence. A cada período de oferta de cursos as inscrições serão reabertas.

Resultados:

Processos Seletivos/PARFOR: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015

Instituições Parceiras

A formação de professores se dá pela atuação das Instituições Públicas de Ensino Superior – IPEs que fazem adesão ao Parfor.
Uma outra forma de se garantir a formação inicial  dos professores é por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que se constitui em um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
Conheça as Instituições Públicas de Ensino Superior que integram o Parfor clicando nos links abaixo: