Programa Residência Pedagógica

Foto: Programa Residência Pedagógica
Programa Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos Cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na Escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu Curso.

Essa imersão deve contemplar entre outras atividades, A regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica articulada aos demais programas da CAPES, compõem a Política Nacional, tendo como premissas básicas o entendimento de que a Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura, deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um Ensino de qualidade nas Escolas de Educação Básica.

OBJETIVOS

1. Aperfeiçoar a formação dos discentes de Cursos de Licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o Ensino e a Aprendizagem Escolar, entre outras didáticas e metodologias;

2. Induzir a reformulação da formação prática nos Cursos de Licenciatura, tendo por base a experiência da Residência Pedagógica;

3. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da Licenciatura e estimulando o protagonismo das Redes de Ensino na formação de professores;

4. Promover a adequação dos Currículos e Propostas Pedagógicas dos Cursos de Formação Inicial de Professores da Educação Básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

COMO FUNCIONA?

• As IES serão selecionadas por meio de Edital Público Nacional para apresentarem Projetos Institucionais de Residência Pedagógica.

• O Programa será desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes, deverão organizar seus Projetos Institucionais em estreita articulação com a Proposta Pedagógica das Redes de Ensino que receberão os seus licenciandos.

• O regime de colaboração será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da CAPES e os Estados, por intermédio das Secretarias de Educação de Estado ou Órgão equivalente. A participação do Governo Municipal se efetivará por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas Secretarias de Educação.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica