Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Ministério da Educação divulga edital do Encceja 2020

02/12/2020 13h01 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 2048 visualizações
Foto: Ministério da Educação divulga edital do Encceja 2020
Ministério da Educação divulga edital do Encceja 2020

Na última quinta-feira (26), foi publicado no Diário Oficial da União um edital do Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira (Inep), que trata sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A iniciativa é voltada para jovens e adultos que precisam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Segundo o edital, os candidatos interessados devem se inscrever entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021, através do site do Encceja (enccejanacional.inep.gov.br/Encceja). Vale ressaltar que as provas estão previstas para ocorrer em 25 de abril de 2021, de maneira presencial, obedecendo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Entretanto, o Inep enfatiza que observando os critérios do edital, o participante inscrito que não tenha comparecido à edição de 2019, deverá justificar sua ausência entre os dias 14 e 20 de dezembro deste ano, para que a partir daí possa efetivar sua inscrição no Encceja 2020.

O Exame, destinado a jovens e adultos que não tenham concluído seus estudos na idade apropriada para cada modalidade de ensino, reforça que os participantes devem ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio, na data em que a prova for realizada. É importante frisar que a participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária e totalmente gratuita.

MEDIDA DE SEGURANÇA

Dentre outras medidas de prevenção ao novo coronavírus, os candidatos que testarem positivo para Covid-19, vão poder fazer o Encceja em data alternativa. As provas estão marcadas para ocorrer em janeiro de 2021 e os estudantes poderão informar até o dia que antecede à prova se estão com a doença.

Mais informações sobre o Encceja 2020, acesse o edital por meio do link a seguir: https://bit.ly/Encceja-2020