Uepa participa de ação comunitária em Escola Estadual da Marambaia

16/08/2021 10h10 - Autor: Daniel Leite Jr/ Ascom Uepa 717 visualizações
Foto: Uepa participa de ação comunitária em Escola Estadual da Marambaia
Uepa participa de ação comunitária em Escola Estadual da Marambaia

População teve acesso atendimentos e consultas de diversas áreas da saúde, além de triagem para cirurgias em hospitais e práticas de saúde para terceira idade

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro Saúde Escola (CSE), a convite da deputada estadual Dra. Heloísa Vilhena, participou na manhã deste sábado (14) de uma ação social comunitária na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Francisco da Silva Nunes no bairro da Marambaia, em Belém.

O evento contou com a presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, e segundo ele, os discentes e professores que se voluntariaram para a ação devem ser valorizados e reconhecidos como profissionais que atuam em prol do diálogo da Universidade com a comunidade paraense. “Agradeço as alunos e docentes que se dispuseram nesse sábado a vir ceder um pouco do seu tempo à tenção básica da comunidade da Marambaia e trazer a Uepa para dialogar com a população”, disse.

A programação contou com serviços de atendimentos e consultas de diversas áreas da saúde, como cardiologia, neurologia, odontológico, oftalmologia, pediátrico, triagem para cirurgias em hospitais e práticas de saúde para terceira idade.

A ação funcionou como um projeto de extensão do Centro Saúde Escola (CSE), que é coordenado pela docente Ivonete Pereira,  que também participou da ação realizando atendimentos. Para a docente, trazer os alunos para esse ambiente é um momento muito importante para por em prática o que é aprendido dentro dos cursos da área da saúde da Uepa. “Quando recebemos o convite para vir pensamos em convidar, também, os cursos da área da saúde para a ação tendo ela como um projeto de extensão para que eles pudessem colocar em prática com a comunidade o que estão aprendendo”, afirmou.

Para o diretor do CCBS, Emanuel Sousa, é muito importante a Uepa atravessar os muros da Universidade e ir atender a população dos bairros da cidade de Belém para que os discentes possam executar o que aprendem, além de ver a realidade da comunidade. “Trazer os docentes e os discentes pra esse tipo de ação é muito proveitoso porque podemos ter a possibilidade de ver como é a realidade da população paraense, além de que por meio da extensão iremos reafirmar a o valor social da Uepa em prol do estado do Pará” disse.

Os cursos da Uepa que participaram da ação comunitária na escola estadual foram de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Medicina com a presença de, aproximadamente, 40 alunos e professores.

Para o discente do décimo semestre de Medicina, Tales Ricardo de Sousa, a participação na ação é uma oportunidade de fazer práticas de atendimentos clínicos a partir do aprendido em sala de aula. “Estar aqui é uma forma de eu colocar em prática o que eu aprendi, além de poder entrar em contato com a realidade da comunidade da Marambaia” comentou.

"A ação foi uma forma rápida de eu poder fazer uma consulta perto de casa. Quando eu soube por meio da minha namorada que ia ter na escola estadual Francisco Nunes aproveitei pra dar um pulo aqui e fazer alguns exames de rotina e atendimentos, como a verificação de pressão, sem precisar me locomover pra longe. Agradeço a todos os voluntários que vieram, precisamos de mais ações assim aqui no bairro”, ponderou o autônomo Pedro Tiago Lima.